Sexta-Feira, 12 de Agosto de 2022 |

Casa de Acolhimento conta com vagas disponíveis para a chegada do inverno

Equipes da SMTASC fazem rondas e orientam os moradores em situação de rua a procurar o serviço

Por Redação em 01 de Julho de 2022

"A secretária Jocelia Wunder afirmou que existem vagas disponíveis" (Foto: Guilherme Wunder)


A última semana foi marcada pela chegada oficial do inverno. Com isso, muitos moradores em situação de rua sofrem com o frio intenso – principalmente durante a noite. Por causa disso, a Secretaria de Trabalho, Assistência Social e Cidadania (SMTASC) está intensificando os trabalhos de abordagem para que esses alvoradenses utilizem as vagas da Casa de Acolhimento.

Para orientar a população, duas equipes – uma durante o dia e outra à noite – fazem a abordagem dos moradores. “São feitos encaminhamentos para hospital, entrega de cobertores e o convite para procurar a Casa de Acolhimento durante a noite. É preciso deixar claro que nós temos vagas para quem quiser ir dormir neste espaço”, afirma a secretária da pasta, Jocelia Wunder.

Além do convite para os moradores, também é oferecido roupas e cobertores. Hoje existem vagas disponíveis na Casa de Acolhimento, mas a secretária explica que, caso essas vagas se esgotem, o Galpão Anísio Teixeira, no Bairro Nova Americana, pode ser aberto para atender a comunidade – contudo, não há previsão de que seja preciso fazer isso devido a disponibilidade da Casa.

A distribuição de cobertores ou agasalhos não é feita apenas aos moradores em situação de rua, mas também a outros grupos sociais que podem precisar. “Quando alguma família nos procura atrás de cobertores ou roupas, a gente entrega também. A gente tem auxiliado essas famílias. É só procurar a SMTASC e a nossa assistente social vai até as casas das famílias”, justifica a secretária.

Doação e compra de cobertores

No início de junho, a SMTASC recebeu os cobertores adquiridos para serem utilizados nas ações realizadas com os moradores em situação de rua que têm resistência em aderir ao serviço da Casa de Acolhimento Noturno. Também foi recebido no mesmo período uma doação de cobertores do Colégio Êxito. Além de cobertores novos, foram recebidos também cobertas usadas, jogos de cama e roupas de inverno.

A titular da pasta explica ainda que as pessoas que tiverem roupas ou cobertores podem fazer doações para beneficiar os mais necessitados. “Nós pegamos sempre. Pode-se doar aqui na sede da SMTASC ou nos CRAS dos bairros. A gente faz a triagem e organização destas roupas e cobertores para distribuir para a comunidade que precisa”, finaliza Jocelia.

COMENTÁRIOS ( )