Terça-Feira, 20 de Fevereiro de 2018 |

Contribuinte que optar por pagar o IPTU 2018 com 10% de desconto tem até a próxima quinta-feira

Após essa data, não será mais possível obter esse desconto para quitar o imposto

Por Redação em 09 de Fevereiro de 2018

"Os carnês do IPTU 2018 foram entregues na casa dos alvoradenses ainda em 2017." (Foto: Guilherme Wunder)


A Prefeitura iniciou em dezembro do ano passado a entrega dos carnês do IPTU 2018 nas casas dos contribuintes. Com isso, a Secretaria da Fazenda (SMF), tinha como objetivo fazer com que o morador pudesse se organizar para efetuar o pagamento do imposto através das férias e do 13º salário. Assim seria possível aumentar a arrecadação do município e diminuir a inadimplência.

Segundo o secretário da SMF, Marcelo Machado, esse aumento na arrecadação e diminuição da inadimplência são dois dos principais aspectos em que a Fazenda está trabalhando. E, apesar, da crise financeira e política em que o país se encontra os números para esse início de 2018 são positivos. Ainda mais quando são comparados ao mesmo período de 2017.

Machado conta que os números de pagamentos aumentaram e o de inadimplência baixou neste primeiro trimestre. “Até agora nós tivemos 17.732 economias que pagaram o IPTU de 2018. Isso representa cerca de 22% da carga tributária que lançamos neste ano. Em valores, isso significa algo em torno de R$4.300 milhões que entraram de IPTU deste ano. Se compararmos com o mesmo período do ano passado, podemos afirmar que mais pessoas pagaram. Isso porque, em 2017, 14.800 já tinham efetuado o pagamento”, relata o titular da pasta.

Para o secretário, esse aumento se deu graças a emissão do carnê, que foi feita entre outubro e dezembro. Com isso, no final do ano os contribuintes já estavam recebendo em suas casas as guias de pagamento. “Assim era possível as pessoas se organizarem para pagar o IPTU com o desconto maior. Elas puderam aproveitar recursos como o do 13º salário para poder contribuir com a cidade”, explica Machado.

O titular da pasta ressalta também que a expectativa por parte da Fazenda é que até 15 de fevereiro, seja possível arrecadar mais do que no ano passado. Além disso, ele falou ainda sobre como essa contribuição auxilia nos serviços desenvolvidos no município. “Esse recurso arrecadado é utilizado na manutenção da cidade e, no mínimo, 25% é destinado para a educação e 15% para a saúde do município. Isso é o mínimo, porque investimos mais de 20% na saúde. Tudo isso graças aos impostos arrecadados na cidade”, finaliza Machado.

Serviço

A Prefeitura continua oferecendo descontos de 10% para o pagamento do IPTU de 2018 até 15 de fevereiro. O imposto é uma das principais fontes de arrecadação municipal e é utilizado pela administração em ações que contemplam diretamente a comunidade. Após o mês de março o pagamento do IPTU será dividido em seis parcelas (6x) do mesmo valor, sem a incidência de descontos. O contribuinte receberá o carnê de pagamentos em sua residência a partir do dia 30 de abril e também poderá fazer a consulta para efetuar o pagamento no site oficial da prefeitura de Alvorada.

COMENTÁRIOS ( )