Por Redação em 19 de Março de 2021
"Há 40 dias o buraco acabou atrapalhando a coleta de lixo no local, mas somente essa semana que o conserto foi realizado" (Foto: Divulgação)
No início de fevereiro, a equipe de reportagem do Jornal A Semana registrou um caminhão da coleta de lixo que tinha caído em um buraco na Rua Mariz e Barros, no Bairro Americana. Na ocasião, foi preciso chamar uma equipe da Prefeitura para auxiliar na retirada do veículo. Cabe ressaltar que a Secretaria de Obras e Viação (SMOV) tem sua sede na mesma rua.
Explicação da Prefeitura
Cerca de 40 dias se passaram desde que o registro foi feito. Na semana passada, a reportagem do Jornal A Semana voltou a passar no local e pode registrar que o problema persistia. Em contato com a Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) da Prefeitura, foi informado que o buraco era oriundo de uma obra de manutenção e melhoria no sistema de saneamento da Companhia Riograndense de Saneamento (CORSAN).
Segundo a nota enviada pela Prefeitura, como a obra era da estatal, a responsabilidade da manutenção também seria da mesma. Tanto é que a CCS afirma que a CORSAN já havia sido notificada pela Prefeitura e a empresa estadual teria pedido um prazo de 30 dias para poder fechar o buraco. Isso porque seria necessário aguardar para ver se a manutenção feita teria sido suficiente.
Além disso, no decorrer do prazo e com o êxito na obra, esse período serviria para que a terra assentasse, a fim de não ceder. Isso porque, caso fosse fechado imediatamente, causaria outros prejuízos aos moradores e a própria estatal. “A Prefeitura tem acompanhado de perto todas as obras realizadas pela CORSAN e não mede esforços para facilitar e beneficiar o dia a dia de seus contribuintes”, conclui a nota.
Contato com a CORSAN
Contudo, em contato com o gerente da Companhia Riograndense de Saneamento (CORSAN), Claudiomiro Ferreira, foi informado que não se tinha conhecimento do problema na via. Durante essa semana, a equipe da estatal já iniciou os reparos no local e a expectativa é de que a obra seja concluída até o fim de sexta-feira, 19/03, mas depende das condições climáticas.