Segunda-Feira, 10 de Agosto de 2020 |

Diversas ruas do bairro Pró-Morar recebem investimentos na infraestrutura viária

Obras são oriundas da Consulta Popular anunciadas em 2014 junto a METROPLAN

Por Redação em 03 de Julho de 2020

"A empreiteira responsável pelo lote estava trabalhando na última semana para pavimentar as ruas do bairro" (Foto: Guilherme Wunder)


Em 2014 foi assinado o convênio para a pavimentação de 19 ruas da Consulta Popular, através de um convênio entre a Prefeitura e a METROPLAN. São mais de R$ 5 milhões – fora a contrapartida do município – para contemplar vias da cidade. Um dos bairros que mais seria beneficiado com os investimentos é o Pró-Morar. São pelo menos seis ruas sendo contempladas naquela região.

A Rua Anita Malfati é a única que foi concluída. Atualmente a Secretaria de Obras e Viação (SMOV) trabalha nas ruas Jatobá, General Vitorino, Baobá, Três e Wenceslau Escobar – todas no Bairro Pró-Morar. Ainda não há previsão para a conclusão das obras, mas a reportagem do Jornal A Semana visitou a região na última semana para conferir o andamento da pavimentação.

O parecer da comunidade

Na Rua Jatobá, que já estava sendo preparada para a colocação do asfalto, mora há 19 anos o aposentado Nildo Garcia. “A gente já esperava há alguns anos. Sempre era adiada a pavimentação. Chegou a passar pela nossa cabeça que essa obra nunca iria acontecer, mas felizmente ela está acontecendo. Agora com o asfalto ficará muito melhor para a gente aqui”, desabafa o alvoradense.

Já um pouco abaixo, na Rua General Vitorino, mora Edimar Vidal. Ele também tinha os mesmos receios que Garcia sobre a vinda dos recursos. “Desde 2014 que a gente estava esperando o asfalto. Eles colocaram as placas aqui e nunca saiam essas obras. Sempre havia a desculpa da falta de verba e a gente já tinha dado como perdido esse dinheiro”, confessa Vidal.

Contudo, segundo ele, por mais que os investimentos sejam benéficos a comunidade, ele tem receios sobre a educação ao trânsito na região. “Vai melhorar e muito a nossa qualidade de vida. Só que eles precisam colocar uns quebra-molas na rua, pois senão os carros farão corrida aí. O bom é que terminou a poeira e os buracos, que muitas vezes ocasionavam acidentes”, conclui o alvoradense.

Obras da METROPLAN

As obras de pavimentação de 19 ruas da Consulta Popular se arrastam há anos. Os investimentos foram anunciados entre o final de 2012 e o início de 2013, mas as obras iniciaram apenas em 2014. Desde então ela passa por idas e vindas, sendo interrompidas em diversos momentos. Na última ocasião ela havia sido paralisada porque as empresas haviam abandonado as obras.

Com isso, a Prefeitura rompeu os contratos com as empreiteiras e renovou o convênio com o Estado até julho de 2019. O novo edital saiu em fevereiro e a previsão era que a retomada ocorresse em abril – o que não ocorreu. A nova empresa já estava contratada e faltava apenas a liberação dos recursos por parte da METROPLAN para que a obra fosse retomada.

COMENTÁRIOS ( )