Domingo, 27 de Novembro de 2022 |

Eleições de domingo devem movimentar o município

As eleições para deputado federal, estadual, senador, governador e presidente...

Por Redação em 30 de Setembro de 2022


As eleições para deputado federal, estadual, senador, governador e presidente da República acontecem neste domingo, 02/10, em todo o país. Com isso, todos os cartórios eleitorais estão trabalhando para poder organizar da melhor maneira o processo eleitoral. No caso de Alvorada, aonde existem duas zonas eleitorais isso não é diferente.

A reportagem do Jornal A Semana conversou com o juiz eleitoral da 074ª Zona Eleitoral, Marcos Henrique Reichelt, para compreender como será o final de semana em Alvorada. Entre os pontos abordados estão os preparativos, medidas de segurança e mudanças. Confira abaixo a entrevista completa com a autoridade.

Jornal A Semana – Quais os preparativos desta semana para o pleito?
Marcos Henrique Reichelt – Nesta semana, finalização do processo de organização do material a ser utilizado em cada uma das seções eleitorais no dia do pleito, bem como conclusão de ajustes nos membros das mesas receptoras.

Jornal A Semana- Qual a expectativa que tu tens para a eleição deste ano?
Marcos Henrique Reichelt – A expectativa é de que o processo transcorra com a máxima transparência, segurança e tranquilidade, independente do resultado, que será reflexo da vontade dos eleitores.

Jornal A Semana – Que medidas de segurança e orientações estão sendo dadas para os eleitores?
Marcos Henrique Reichelt – Orientam-se os eleitores a conferirem antecipadamente seu local de votação, de modo a evitar eventual dificuldade do exercício do direito ao voto no próprio dia do pleito. Lembra-se, ainda, da necessidade de comparecimento com documento de identidade oficial com foto. A respeito da segurança, de modo amplo, já realizados ajustes com forças de segurança locais, estando o pleito, ainda, sob a presidência da Justiça Eleitoral e fiscalização do Ministério Público Eleitoral.

Jornal A Semana – Houve mudanças para o pleito deste ano – quando comparado com o último?
Marcos Henrique Reichelt – As principais mudanças consistem na flexibilização de medidas sanitárias relacionadas à pandemia de Covid-19 que se encontravam em vigor quando do último pleito, em 2020, bem como na circunstância de, no corrente ano, as eleições envolvendo maior número de cargos em disputa, dada o seu caráter geral.

COMENTÁRIOS ( )