Domingo, 24 de Setembro de 2017 |

Estado empresta escavadeira hidráulica para desassoreamento do Arroio Feijó

Equipamento faz a limpeza no lado de dentro do arroio

Por Redação em 16 de Junho de 2017

"Até o momento, 800m³ já foram retirados do Arroio Feijó no bairro Americana" (Foto: HP)


Governo do Rio Grande do Sul e Prefeitura de Alvorada firmaram um contrato operacional na última segunda-feira, 12/06, para empréstimo de uma escavadeira hidráulica ao município visando o desassoreamento do Arroio Feijó. Na reunião, ocorrida no gabinete do prefeito Apollo, estiveram presentes o secretário estadual de Obras, Fabiano Pereira e o gerente da Corsan em Alvorada, Carlos Breik.

O equipamento será operado dentro do arroio e removerá sedimentos do fundo do corpo d’água de forma mais eficiente. A draga que o município possui retira os entulhos posicionada na margem do local.

De acordo com a Defesa Civil municipal, a ideia é fazer a limpeza de praticamente toda a extensão do arroio e seus afluentes. Segundo o coordenador da Defesa Civil, Vilmar Laureano, com a escavadeira hidráulica é possível retirar até 1,5 metro de profundidade de terra de dentro do arroio. Até o momento, 800m³ já foram retirados do local com a utilização da draga. O governo estadual ainda se comprometeu a recolher toda terra que for retirada do arroio.

Autoridades

O secretário estadual afirmou que o empréstimo visa minimizar os problemas ocasionados pelas chuvas, evitando alagamentos nos bairros que ficam ao entorno do arroio. As secretarias municipais de Obras e Viação (SMOV) e de Planejamento e Habitação (SMPH) já haviam chegado a conclusão de que remover moradores das áreas de perigo é difícil devido ao vínculo que as pessoas criam com a região onde vivem.

COMENTÁRIOS ( )