Segunda-Feira, 18 de Dezembro de 2017 |

Executivo volta atrás e adia implantação de novas linhas de ônibus da VAL

Atendendo uma solicitação do Legislativo, serão feitas audiências públicas com a comunidade

Por Redação em 17 de Novembro de 2017

"Com o adiamento, as novidades devem ser implantadas apenas em janeiro de 2018." (Foto: Hardo Pfluck)


Há duas semanas foi capa do Jornal A Semana a mudança das linhas de ônibus da cidade. Essas alterações visavam um novo sistema de ônibus no município. Dentre as mudanças estava o aumento do número de linhas, que passaria de sete para onze, e a implantação do processo de integração. Isso tanto nos ônibus municipais como também nos intermunicipais.

A expectativa por parte da empresa era de que, a partir do dia 18 de novembro, essas alterações entrassem em vigor. O objetivo delas era que o transporte coletivo circulasse em rotas mais curtas e rápidas, para facilitar o deslocamento na cidade. Com isso, Alvorada contaria com linhas circulares que se integram em vários lugares da cidade.

Contaria. Isso porque a Câmara de Vereadores também solicitou uma moção contra essas mudanças. A iniciativa foi aceita por unanimidade entre os legisladores. Segundo eles, tais alterações não passaram pela Câmara e nem por audiências públicas com as comunidades que seriam afetadas pelas mudanças. Com isso, o Legislativo queria que fossem suspensas as alterações.

E, no início desta semana, os vereadores Airton Pacheco (PMDB) e Juliano Marinho (PT), representando toda a Câmara, reuniram-se com o prefeito José Arno Appolo do Amaral (PMDB), solicitando o adiamento da implantação. Com isso, a Prefeitura atendeu a solicitação dos legisladores.

Em entrevista, o secretário de Segurança e Mobilidade Urbana (SMSMU), Sérgio Coutinho, informou que a data de implantação foi transferida para dois de janeiro. Assim é possível que seja feita uma melhor divulgação e discussão com a sociedade. “As audiências serão ainda definidas. Quanto a possíveis alterações serão realizado ajustes conforme a necessidade dos usuários”, explica o titular da pasta.

Projeto de Lei Nº 004/2013

Na sessão ordinária realizada no dia dez de outubro, a Câmara de Vereadores aprovou o Projeto de Lei Nº 004/2013, de autoria do vereador Cristiano Schumacher (PT). A proposta visa estabelecer critérios para a alteração de itinerários no transporte coletivo. Todo o Legislativo votou favorável ao projeto, que foi vetado pelo Executivo e deve voltar para a Câmara nos próximos dias.

Sessão

Nesta semana, praticamente todos os vereadores salientaram a importância que está vitória tem para a Câmara de Vereadores e também para a comunidade. Alguns legisladores, como a Irmã Sara (PMDB), ressaltaram que pesquisas estão sendo feitas e ninguém se mostrou satisfeito com as mudanças.

Por causa disso, o Legislativo aprovou, por unanimidade, a realização da primeira audiência pública para tratar do tema. A atividade será na segunda-feira, 04 de dezembro, na Câmara de Vereadores. Em breve serão divulgadas mais informações sobre a organização do evento.

COMENTÁRIOS ( )