Sbado, 08 de Agosto de 2020 |

Falta de sinalização no Distrito Industrial segue colocando em risco os motoristas

Paralisação havia iniciado parcialmente em abril e em todas as linhas em junho

Por Redação em 17 de Julho de 2020

"Em dias de chuva, a falta de sinalização se acentua e prejudica a mobilidade da região" (Foto: Guilherme Wunder)


Em janeiro de 2018, o Jornal A Semana noticiou o descaso com a sinalização viária no Distrito Industrial. Naquela época, um acidente chamou a atenção e, visitando o local, foi possível ver que não há pintura (nem no centro e nem nas laterais da via) naquele trecho da Avenida Presidente Getúlio Vargas. A região é conhecida por dar acesso ao município, através da RS-118.

Isso significa que, além do trânsito das indústrias, a via também é frequentada com fluxo intenso no verão devido ao acesso a RS-118, que liga a Freeway e a RS-040 – ambas rodovias que ligam a região metropolitana ao litoral norte. Além disso, no período do inverno, esse problema é intensificado. Isso foi comprovado pela reportagem do Jornal A Semana na terça-feira, 07/07.

Em visita ao Distrito Industrial, foi possível ver que não há marcação na pista e que muitos carros acabam realizando ultrapassagens arriscadas. Em dias de chuva, fica complicado saber onde termina uma pista e começa a outra. Além disso, faltam delimitações nas laterais. Em dias de chuva isso acaba ficando mais evidente e colocando em risco a vida dos alvoradenses.

Para o presidente da Associação Comercial e Industrial de Alvorada (ACIAL), Edson Baxinski, a falta de sinalização pode causar acidentes. “Toda a estrada sem sinalização é um perigo, ainda mais considerando que aquela área é bastante escura e utilizada por veículos pesados que necessitam de um tempo maior para serem feitas as manobras, e de respostas mais lentas quando se utilizam dos freios”, afirma o alvoradense.

Respostas do Executivo

Em entrevista, o secretário de Segurança e Mobilidade Urbana (SMSMU), Sergio Coutinho, explicou o que está sendo feito. “Nós estamos em tratativas com a Prefeitura de Viamão, pois aquela avenida é divisa dos dois distritos. Nós queremos fazer uma parceria para melhorar a sinalização daquela região. Ainda não há previsão, mas já estamos conversando sobre o tema com a cidade vizinha”, finaliza o titular da pasta.

COMENTÁRIOS ( )