Quinta-Feira, 21 de Setembro de 2017 |

Feira de Negócios Afro acontece neste sábado na Praça Central

Evento serve como projeto piloto para Semana da Consciência Negra que acontece em novembro

Por Redação em 19 de Maio de 2017

"Feira também aconteceu em Pelotas, no sul do Estado, que possui a maior população negra do Rio Grande do Sul" (Foto: Rafa Marin)


Mesmo que a previsão do tempo indique chuva para este sábado, 25/05, a 1ª Feira de Afro Negócios está confirmada e deve acontecer sob toldos montados ao longo da Praça Central João Goulart, no centro da cidade.

O evento que começa às 10h e encerra às 18h, tem o objetivo de mostrar o potencial da cultura negra na cidade. Ao todo serão 17 expositores que estarão mostrando seus trabalhos que desenvolvem durante o ano.

Conforme a Prefeitura, na parte de moda três stands estarão comercializando roupas, sendo que num deles a população poderá adquirir indumentárias de religião africana e nos demais, vestimentas com detalhes e originais da África.

Na área da beleza, outro expositor estará disponibilizando aos visitantes a compra das chamadas trunfas, uma espécie de turbante de origem africana, além de outros serviços. Noutras cinco bancas artesãos estarão expondo e comercializando seus trabalhos manuais.

Além disso, as secretarias de saúde e educação também estarão presentes na Feira atendendo à comunidade. No decorrer do dia, haverá apresentações de grupos de danças, ong’s e outros projetos afros da cidade e de outros municípios vizinhos.

Para Paulo Ramos, secretário de governo e gabinete, a Feira servirá como piloto para novembro, quando acontece a Semana da Consciência Negra. “Não se cobrou nada de ninguém é totalmente gratuito aos expositores para que possamos fazer um grande evento em novembro”, afirma ele.

De acordo com Denise Almada, integrante do movimento negro da cidade e uma das organizadoras da Feira, Alvorada possui a segunda maior população de pessoas negras no Rio Grande do Sul, perdendo somente para Pelotas na zona sul do Estado. A entrada no evento é gratuita.

COMENTÁRIOS ( )