Segunda-Feira, 25 de Setembro de 2017 |

Governo Federal destina mais de um milhão para investimento nas praças do município

Recursos são oriundos de emendas parlamentares e contrapartidas do Executivo

Por Redação em 18 de Agosto de 2017

"Na Praça Central João Goulart duas quadras para prática de esportes estão sendo reformadas" (Foto: Matheus Pfluck)


Atualmente Alvorada não dispõe de grandes locais para que seus habitantes possam desfrutar de horas embaixo de uma árvore com sombra, sentados num lugar com grama cortada enquanto veem crianças numa quadra ou se divertindo em brinquedos.

Infelizmente em muitos lugares é comum notar que faltam melhorias, pois brinquedos como escorregadores e balanços, entre outros, estão quebrados ou apresentam algum problema, impossibilitando seu uso em um momento de lazer.

Entretanto, oito praças devem ser revitalizadas no município. Entre essas melhorias estão o plantio de árvores e projetos de arborização, construção do passeio público e quadras poliesportivas, além de outras ações. Todos esses benefícios que os alvoradenses vão receber têm como origem emendas parlamentares enviadas à cidade entre 2014 e 2015 por deputados federais.

Conforme a secretária de Meio Ambiente, Thais Pena e o engenheiro civil, Felipe Gauze Bohns, nas Praças Vereda Tropical, no bairro 11 de Abril e na Praça Central João Goulart, as obras já iniciaram.

Praça Central João Goulart

O local receberá algumas melhorias. Entre elas está a construção de duas quadras poliesportivas, reformas no passeio público e atrás da academia a céu aberto. Também será realizada a drenagem do terreno ao lado do Palco Central e serão construídos novos banheiros públicos. Os recursos para as obras nestes locais são provenientes do parlamentar Henrique Fontana/PT.

Segundo o mestre de obras, Paulo Ricardo, as obras começaram no dia 31 de julho, com a colocação dos tapumes e a instalação dos containers. Atualmente a empreiteira está trabalhando nas duas canchas, uma exclusiva de futebol e a outra poliesportiva, que poderá receber mais de uma área.

“Depois vamos trabalhar na confecção de um novo banheiro, calçada, iluminação, pergolados e calçada tátil. O prazo previsto para o término da obra é de 180 dias, porém queremos terminar antes. Estamos dentro do cronograma. Para isso, as obras dos banheiros continuarão durante o mês de atividades farroupilhas e estarão cercados por tapumes”, explica.

Praça 11 de abril

No espaço, que fica localizado ao lado da Escola Campos Verdes, existe uma expectativa por parte da comunidade em ver a praça concluída. Para a mãe e moradora Taiane Rezende de Oliveira, existe a esperança de poder ver as crianças do bairro brincando no espaço revitalizado. “Será bem mais confortável, pois teremos também mais iluminação. Antigamente existia uma pracinha aqui, era bem organizada e cheia. Hoje não tem mais ninguém”, relata Taiane.

Conforme o engenheiro civil, Felipe Gauze Bohns, a obra na praça será dividida em três etapas: construção da cancha, área de lazer e a colocação dos bancos. “Faremos uma quadra de futebol com saibro, cercamento de tela, goleiras novas, campo de vôlei na parte central. Nas extremidades serão feitos o ajardinamento, floreiras, Pracinha, playground e bancos”, explica o engenheiro sobre a obra no 11 de Abril.

Demais obras

Outras seis praças também serão revitalizadas: Caxambu (Rua Marechal Floriano Peixoto, esquina com a Rua Vigário José Inácio) e Algarve (Rua Pavões, esquina com a Rua Beija Flor) estão em analise na Caixa. Já as Praças da Vila Piratini, Tijuca, Portela Delavi (bairro Americana) e Italiana (ao lado da Societá) estão em processo de montagem de edital.

COMENTÁRIOS ( )