Sbado, 27 de Fevereiro de 2021 |

Prefeitura mantém ponto facultativo no carnaval

Com isso, o expediente será retomado na tarde de quarta-feira

Por Redação em 12 de Fevereiro de 2021

"A Prefeitura declarou ponto facultativo na segunda-feira, 15/02, e na quarta-feira, 17/02, durante a parte da manhã" (Foto: Arquivo A Semana)


É celebrado neste final de semana prolongado, que inicia na sexta-feira, 12/02, e segue até o meio dia da quarta-feira de cinzas, 17/02, o carnaval em todo o país. Como de costume, serviços públicos, comércio e outros estabelecimentos fazem horários diferenciados durante esses dias, para poderem ir para a praia ou descansar e se preparar para o ano de 2021.

A Prefeitura declarou ponto facultativo na segunda-feira, 15/02, e na quarta-feira, 17/02, durante a parte da manhã. Isso se soma ao feriado de terça-feira, 16/02, onde é celebrado o carnaval. Sendo assim, a administração pública não estará atendendo durante esses dias, encerrando suas atividades na sexta-feira, 12/02 e retomando apenas na tarde de quarta-feira.

Sem chances de cancelamento

Devido à pandemia do coronavírus, a Prefeitura de Porto Alegre optou por revogar o ponto facultativo na capital. Contudo, a prática não será seguida no município. “O nosso já estava decretado desde o ano passado e o Estado vai manter o ponto facultativo. Então optamos por manter o decreto que já foi publicado”, salienta o secretário de Administração (SMA), Luiz Carlos Telles.

Segundo o titular da pasta, a ideia foi seguir as normas estaduais. Além disso, ele não acredita que isso vá gerar aglomerações. “O pessoal está de férias. Não vai fazer muita diferença o ponto facultativo do carnaval. Então não acredito que mudar isso vai afetar nas aglomerações. Isso sem falar nos servidores que se organizaram desde que o decreto foi publicado”, finaliza Telles.

Serviços mantidos

Contudo, mesmo durante o feriado, ficam mantidos todos os serviços de urgência de saúde e remoções do SAMU, que funcionarão em regime de plantão. Além disso, o Centro de Saúde também funcionará em regime de plantão de pronto-atendimento na segunda-feira, das 08h às 17h; enquanto na terça-feira não haverá expediente e, na quarta-feira, retorna o expediente normal.

Além disso, cabe ressaltar que o decreto municipal que estabelece o cronograma de feriados oficiais e pontos facultativos de 2021 não contempla alguns serviços do poder público. Isso porque atividades como a da guarda patrimonial, guarda civil, guarda de trânsito, cemitério municipal e outros serviços funcionam normalmente conforme a escala. O motivo é de que essas atividades são consideradas essenciais e ininterruptas.

Agências bancárias

Apesar de muitos municípios cancelarem o ponto facultativo, a Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) afirmou que o feriado está mantido na segunda e terça-feira de Carnaval, portanto não haverá atendimento ao público nas agências bancárias nestas datas. Já no dia 17 de fevereiro, Quarta-Feira de Cinzas, haverá expediente, a partir das 12h, com encerramento em horário normal de fechamento das agências.

Desfile não foi confirmado

Quando se fala em carnaval, logo se pensa nos desfiles que acontecem na Avenida Presidente Getúlio Vargas. Contudo, a Prefeitura ainda não oficializou se evento deverá ou não ocorrer em 2021 – devido à pandemia do coronavírus. Segundo o secretário de Cultura, Esporte e Juventude (SMCEJ), Jeferson Teixeira, o evento não deve ser realizado.

COMENTÁRIOS ( )