Quarta-Feira, 21 de Abril de 2021 |

Rede Carnetti e Prefeitura inauguram duplicação da Ponte da Gleba

Obra teve custos de R$ 300 mil pagos pela iniciativa privada como contrapartida

Por Redação em 01 de Abril de 2021

"A obra foi inaugurada na manhã de terça-feira, mas sem uma grande solenidade devido a pandemia" (Foto: Eduardo Porto)


A manhã de terça-feira, 30/03, ficou marcada para a comunidade do Bairro Santa Clara. Isso porque foi nesse dia que a duplicação da ponte da Gleba, que liga os municípios de Alvorada a Porto Alegre, foi concluída e entregue para a população. A obra é uma contrapartida da Rede Carnetti, que está construindo dois empreendimentos no município: um mercado e um atacarejo.

Foram investidos R$ 300 mil da iniciativa privada para a realização da obra. A execução do projeto contou com o alargamento da pista de rolamento que agora tem 5,7 metros de largura em uma extensão de 24 metros, com acesso pela rua Nova Prata. Essa era uma demanda antiga dos moradores, pois até então a via era um acesso de mão única que, em horários de pico, causava sérios transtorno na mobilidade.

O empresário Itamar Luiz Lorenzatto, diretor da Rede Carnetti, falou sobre a importância da obra. “Não tem como as pessoas não enxergarem a importância dessa duplicação. Para quem vivencia a realidade desse bairro, sabe das dificuldades dos moradores que transitavam por aqui. Além disso, esse investimento vai interferir no trânsito das outras pontes da cidade”, salienta o gestor.

O projeto de duplicação é do arquiteto Percio Pizatto e previa uma série de alterações. A Rede Carnetti fez a estrutura que conta com pista dupla, proteção lateral e passeio para pedestres, sendo que as cabeceiras ficaram sob a responsabilidade dos municípios de Porto Alegre e Alvorada. Desde terça-feira, 30/03, o trânsito já está liberado para os veículos que ali transitam.

Na inauguração, o prefeito José Arno Appolo do Amaral (MDB) abordou a mobilidade da região e também a luta da comunidade. “Quero parabenizar aos alvoradenses por ter lutado para receber hoje essa ponte que liga Alvorada a capital gaúcha. Seguiremos trabalhando muito para fazer da nossa cidade cada dia mais um lugar melhor para se viver”, salienta o chefe do Executivo.

Desenvolvimento econômico

A Rede Carnetti está trabalhando para ampliar os seus negócios dentro do município e a duplicação da ponte foi esse primeiro passo. “Essa obra também vai ajudar no fluxo para quem estiver indo no nosso empreendimento. Nós estamos trabalhando em um atacarejo e um supermercado. As obras devem iniciar neste ano e os empreendimentos devem ser inaugurados no ano que vem”, explica Lorenzatto.

Já o secretário de Desenvolvimento Econômico (SMDE), Airton Pacheco, também falou da importância de obras que ajudem na vinda de empresas. “É uma obra de extrema importância para o desenvolvimento da cidade. Além de ser uma reivindicação antiga da comunidade, é algo necessário para o município crescer. Os empresários que acreditam na nossa cidade terão um retorno muito em breve”, projeta Pacheco.

COMENTÁRIOS ( )