Domingo, 24 de Setembro de 2017 |

Secretário de obras responde às reclamações de moradores sobre lixo e buracos nas ruas

Valdemir Martins diz que providências serão tomadas em ambos os casos

Por Redação em 16 de Junho de 2017

"Na Rua Romilda de Amorim, canos impedem o trânsito de veículos" (Foto: Arquivo A Semana)


Não é nenhuma novidade que Alvorada possui ruas bloqueadas por conta do lixo e inúmeros buracos nas vias de qualquer bairro. O Jornal A Semana vem denunciando frequentemente esses casos, mas sem conseguir contato com o responsável pela manutenção. Desta vez, Valdemir Martins, secretário de Obras e Viação (SMOV) responde a algumas das reclamações dos alvoradenses publicadas por A Semana.

Lixo na Bela Vista e Stella Maris

No dia 26/5, o Jornal A Semana noticiou a situação de duas ruas que estão bloqueadas para o trânsito de veículos devido a grande quantidade de lixo. A primeira delas é a Rua Bezerra de Menezes, no bairro Stella Maris. O local há poucos metros de uma creche, está intransitável desde o ano passado, segundo moradores da região. Diante dessa situação, os motoristas são obrigados a fazer um desvio pela Estrada Caminho do Meio, onde não há acostamento seguro. Além disso, os habitantes relatam que há infestação de pragas e que o local é utilizado para descarte de cadáveres. Já na Rua Romilda de Amorim, há canos que impedem o trânsito de veículos. Um morador da região conta que o terreno baldio às margens da via está abandonado e os donos não se interessam mais pela área. No local não há pavimentação e o lixo se acumula aos poucos.

O secretário de Obras e Viação reconheceu que a Rua Romilda Amorim é um caso grave de depósito irregular de lixo da cidade. “Colocamos canos para não deixar o pessoal colocar lixo, mas os carroceiros conseguem invadir assim mesmo. Mas vamos pedir para limpar”, garantiu Martins. Quanto a Rua Bezerra de Menezes, ele também disse que tomará providências para que o local seja limpo.

Entretanto, ele revelou que o município não possui uma área para descarte de móveis velhos, por exemplo. “Tem que contratar contêiner. Nós não temos esse descarte hoje.”, afirmou Martins.

Buracos na Canários

No último dia 5/6, a Soul alterou o itinerário de suas linhas de ônibus que transitavam pela Rua Canários, no bairro Porto Verde, devido às “péssimas condições” da via. Atualmente, o desvio está sendo feito pela Rua Tenente Eugênio Duarte, localizada há cinco quadras do trajeto original. A mudança gerou muitas reclamações de usuários através do Facebook.

Em uma reunião entre SMOV e Soul, realizada na tarde de quarta-feira, 14/6, ficou definida uma parceria entre ambas. “Vamos fazer um projeto e, em parceria com a Soul, vamos fazer uma vistoria nos locais onde o itinerário foi alterado por problema de buracos”, explica o secretário. Segundo ele, há reclamações da empresa de ônibus também das Ruas Cristal, no bairro São Pedro, e Cedro, no bairro Cedro, porém a prioridade será dada ao Porto Verde. O secretário disse que a vistoria será realizada na sexta-feira, 16/06, e a partir da próxima segunda os reparos devem iniciar.

Entrada do Algarve

A Rua Hermínio Machado é outro alvo de reclamações dos alvoradenses. Em frente a uma parada de ônibus, logo na entrada do bairro Jardim Algarve, há inúmeros buracos que fazem o trânsito ficar em meia pista muitas vezes. Com as chuvas das últimas semanas a situação só tem piorado.

Sobre isso, Valdemir Martins disse que a Companhia Rio-Grandense de Saneamento fez uma obra no local e será cobrada para ajudar na manutenção. “A brita base nós estamos colocando paliativamente, mas eles vão ter que nos ajudar naquilo ali, estamos cobrando deles. Vou sair com o diretor para fazer mais uma vistoria na cidade e o que for de competência deles eles vão ter que resolver”, esclarece o secretário.

COMENTÁRIOS ( )