Segunda-Feira, 18 de Dezembro de 2017 |

Um lenço e uma esponja de banho: pedidos de natal de idosos emocionam pela simplicidade

Campanha na internet realiza sonhos de moradores do Lar e Aconchego dos Avós

Por Redação em 24 de Novembro de 2017

"Um dos pedidos já atendidos foi do Vô Sebastião que pediu um copo do Grêmio e uma bermuda jeans" (Foto: Guilherme Wunder)


Um perfume, um chinelo ou um batom. Enquanto muitas pessoas tem grandes pedidos de presentes para o Natal, 20 vovôs e vovós que vivem no Lar e Aconchego dos Avós, vem chamando a atenção de milhares de pessoas na internet pela simplicidade dos pedidos.

A iniciativa de divulgar os pedidos na página da instituição no facebook, partiu da técnica em enfermagem, Suellen Stein que trabalha no local há pouco mais de um ano. Ela explica que há algum tempo viu na televisão a mesma campanha e achou interessante fazer isto na Casa.
Assim, no dia 15 deste mês, Suellen e Priscila Alves que realiza trabalhos voluntários no local, escreveram num quadro os pedidos, fotografaram e publicaram na internet a foto dos idosos e seus presentes que gostariam de ganhar neste Natal.

Passado algumas horas da publicação, ao checar se alguém já havia aderido à campanha, Suellen ficou surpresa com a corrente de solidariedade que estava se formando em pouco tempo.

Suellen, conta que desde a publicação, o telefone do lugar não para de tocar com pessoas querendo ajudar de alguma forma a Casa. O resultado desta ação é que em pouco mais de 10 dias, todos os idosos foram adotados e pessoas de outros estados como São Paulo, Rio de Janeiro e até mesmo do Amazonas entraram em contato com a instituição querendo adotar algum idoso. “Tem alguns que já tem mais de cinco, seis pessoas querendo presentear e tem pessoas que apadrinharam seis, sete idosos, uma mesma pessoa”, explica.

Além disso, ela conta que muitos já se prontificaram em ajudar o Lar em si, com doações de alimentos, fraldas geriátricas, material para higiene e curativos e até mesmo para a Ceia e Festa de Natal. “Dia da beleza, café da tarde e outras atividades já estão marcadas com outras pessoas”, explica. Alguns presentes já chegaram, mas serão entregues no dia 23 de dezembro, quando ocorre a Festa de Natal do lugar.

Dono de um sorriso contagiante e muito comunicativo, Antônio Felix Munhoz, é um dos idosos que reside no lugar. Ele que tem 85 anos paga com seu próprio salário os custos de viver na Casa. “Sou aposentado da Caixa Federal, o salário é mais ou menos, não é muito alto, dá para cobrir as despesas da clínica e sobra uns trocados para a gente gastar”, explica. Seu pedido foi um desodorante e uma meia soquete que a exemplo dos outros moradores já foi atendido com mais de um padrinho.

Já, Maria Borba, com 86 anos de idade e que relembra quando trabalhava como cozinheira em diversos restaurantes de Porto Alegre, é uma das idosas que também fez pedidos muito simples: um sabonete quatro estações, esponja de banho e um chinelo de dedo. “Tenho somente um chinelinho quente de inverno e não tenho um fresquinho e a gente precisa de um calçadinho no pé e o sabonete vai me ajudar porque do meu ordenado vai tudo e aqui eu pago para me cuidarem”, fala.

Assim como uma orquestra precisa de um maestro que comanda o grupo, Elaine da Silva Alves é quem administra e cuida da Casa. Segundo ela, a ideia do local é que seja o último lugar destes idosos e que ali tenham carinho, conforto e atenção. “A gente sabe que daqui eles não vão rejuvenescer e voltar, 20, 30 anos e voltar a ter todo vigor de saúde, o que a gente sabe que daqui eles vão partir e a ideia é que aqui seja o último lugar que eles tiveram carinho, amizade e conforto na medida do possível”, explica.

Como ajudar

Localizado na Rua Santiago, 287, no Bairro Sumaré, o local que é uma instituição particular atende atualmente 10 homens e 10 mulheres com idades a partir dos 60 anos. Ali eles precisam de material de higiene pessoal, fraldas e leite. Demais informações podem ser tiradas pelo numero 34117063 e na fanpage da Casa: www.facebook.com/Lar-e-Aconchego-dos-Avós.

COMENTÁRIOS ( )