Segunda-Feira, 18 de Dezembro de 2017 |

3º Festival de Cinema Escolar de Alvorada recebe filmes de 94 países

Evento que acontece neste final de semana recebeu mais de 1300 produções

Por Redação em 24 de Novembro de 2017

"Entre os destaques do evento está o curta-metragem do iraniano Armin Mahmoudi, intitulado “Blue”. " (Foto: Divulgação)


Será realizado neste sábado, 25/11, o 3º Festival de Cinema Escolar de Alvorada (FECEA). O evento, organizado pelos professores Adailton Moreira e André Bozzetti, terá início às 14 horas, com a exibição dos curtas-metragens alvoradenses e das delegações presentes e às 16 horas terá inicio a cerimônia de premiação e entrega de menções honrosas.

O Festival de Cinema Escolar de Alvorada recebeu 1330 produções para a sua 3º Edição. No total, 94 países enviaram filmes para FECEA. Comparado a 2016 em que recebeu a inscrição de 130 curtas, sendo apenas dois deles estrangeiros, o crescimento do Festival na sua terceira edição é comemorado pelos organizadores.

Para seus coordenadores, os professores Adailton Moreira e André Bozzetti, o salto em participações de produções estudantis deste ano, ocorreu pela estratégia elaborada nas redes sociais, grupos de trabalho, correio eletrônico e plataformas específicas de divulgação, além da manutenção dos norteadores pedagógicos de avaliações, presentes desde a primeira edição, fatores que destacam o município no cenário da produção cinematográfica escolar.

O FECEA além das tradicionais categorias dedicadas ao Ensino Fundamental, Médio e EJA para documentário e ficção, criou para 2017 as categorias especiais nas modalidades Universitária e Independente para realizadores até 21 anos de idade. Outro acréscimo ao Festival foi a criação para esta edição de forma permanente do Prêmio Sirmar Antunes – Protagonismo Negro, com o objetivo de fomentar a participação de filmes estudantis, que tratem da temática afrodescendente e homenagear o ator gaúcho.

Está prevista também a realização da Mostra dos filmes inscritos para alunos das redes de ensino da cidade e a votação do Filme pelo Júri Popular. O FECEA é organizado pelo Projeto Clube das 5 e Projeto Primeira Tela e está marcada para ocorrer dia 25 de novembro. Mais informações poderão ser obtidas no site do Fecea: inscfecea.wixsite.com/fecea-alvorada-rs

COMENTÁRIOS ( )