Terça-Feira, 20 de Fevereiro de 2018 |

Acordeonista vence 32º Rodeio Internacional de Vacaria na categoria Gaita Piano Mirim

Renan participou do evento representando o Piquete Parceiros da Tradição

Por Redação em 09 de Fevereiro de 2018

"Renan também ganhou o FestMirim no ano passado" (Foto: Divulgação)


No último final de semana, o jovem Renan Gomes Rousado, ficou em 1º lugar na categoria Gaita Piano Mirim, durante o 32º Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria. Tendo apenas 11 anos o menino subiu ao palco no domingo, 04/02, representando o Piquete Parceiros da Tradição e trouxe o troféu para Alvorada após ter tocado a música de Edson Dutra Carucaca.

Ele que é filho do acordeonista Juarez Rousado, do Grupo Marca de Campo; e de Gelsa Garcia Gomes. Anteriormente, ainda na primeira fase, ficou em primeiro lugar na disputa com 26 participantes. Ali ele tocou a musica Rainha do Mar de Palusquero.

Os pais do garoto acreditam que o primeiro lugar no FestMirim, ocorrido no segundo semestre de 2017, em Santa Maria, o credenciou a ser campeão em Vacaria. Conforme Gelsa, algo que os jurados sempre comentam é que ele é extremamente frio durante os concursos e isso o ajuda a ganhar, porque não transmite em nenhum momento que está aflito ou nervoso. “Ele está ali, tocando e parece um robô, eles dizem que tem uma técnica, mas parece que não é ele. É muito técnico”, explica.

Sobre a conquista em Vacaria, Rousado disse que já esperava e que muitos já o apoiavam antes mesmo do resultado. “Já tinham vários guris da categoria juvenil que estavam me apoiando e todos diziam que eu iria conseguir ganhar, mas estava esperando o resultado. Quando fiquei sabendo fiquei muito feliz”, fala o menino.

Inicio

O alvoradense conta que, quando tinha sete anos, viu seu pai tocando sua gaita no quartinho de sua antiga casa. Ali o pai o indagou se ele gostaria de aprender a tocar gaita e o menino prontamente disse que sim. Desta forma, seus pais compraram uma gaitinha e após algum tempo o menino tocou o Hino do Estado, a primeira música que aprendeu.

A mãe ainda acrescenta que, desde pequeno, sempre levaram o menino em pequenos rodeios para participar e ir, aos poucos, perdendo o medo e se soltando no palco. “Eu sempre dizia, eu não quero troféu, eu quero ver a planilha para ver onde foi que ele errou para podermos corrigir e de lá para cá ele já tem 24 troféus sempre em primeiro ou segundo lugar”, fala Gelsa.

No dia 31 de março, ele completa seus 12 anos e já coleciona não só troféus em diversos eventos, mas também a participação em gravações de alguns grupos tradicionalistas. “Ele já gravou junto com o grupo Monarcas o DVD ‘Novos Talentos’, entrou como convidado e não participou da seleção na internet como os outros”, conta a mãe.

Futuro

O também acordeonista Juares Rosado acredita num futuro muito promissor na música para seu filho, mas que mesmo assim vai deixar a musica em segundo plano e fazer uma faculdade. “Por enquanto ele vai tocar comigo, vou colocar na estrada, sendo que não pode por ser menor de idade, mas vai estar junto comigo porque ele quer”, explica o pai. Desta forma, o patriarca da família acredita que, quando o menino completar a maioridade, já vai estar conhecido por outros grupos maiores e, quando tiver oportunidade, vai tocar com eles.

Estudos

Atualmente Renan estuda na escola IEMAT e tem Valdemar dos Santos como seu professor. Além disso, Tassiro Fracasso é o patrocinador do menino. Segundo a família o sucesso do menino na música também é resultado destas pessoas.

COMENTÁRIOS ( )