Sbado, 03 de Dezembro de 2022 |

Alvoradenses organizam evento de histórias em quadrinhos na Feira do Livro de Porto Alegre

Alvorada estará presente na 68ª edição da Feira do Livro...

Por Redação em 04 de Novembro de 2022


Alvorada estará presente na 68ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre. O Coletivo Alvoradense de Quadrinhos (CAQ), com realização da Companhia Riograndense do Livro, organiza neste sábado, 05/11, o 15° Mutação'. O evento de histórias em quadrinhos e cultura pop, segundo comunicado do Coletivo, busca, “com mostras de HQs e fanzines, feira de publicações independentes, eventos temáticos, debates e mesas-redondas, contemplar a variedade e a diversidade de temas e publicações” das histórias em quadrinhos. Os professores da rede pública de Alvorada Paulo Kobielski e Denilson Reis estão à frente do projeto.

O Mutação é um tradicional evento de quadrinhos, fanzines e cultura pop, que acontece desde 2006 na Feira do Livro de Porto Alegre, através de uma realização da Câmara Riograndense do Livro. A partir da 7ª edição, em 2012, o Mutação passou a ser coordenado pelo Quadrante Sul Comics – selo de quadrinhos independentes gaúcho que hoje atende pelo nome de CAQ.

Este é o primeiro Mutação após a pandemia da Covid-19. O retorno das atividades na Feira do Livro anima Kobielski e Reis. “A expectativa é grande. Estamos retomando após dois anos e com muita vontade de realizar um grande evento”, afirma Denílson. Já Paulo projeta sucesso, graças às atividades projetadas. “Teremos atividades variadas como exposição, mesas de bate-papo, expositores, o que pode atrair um bom público”, afirma.

Denílson celebra a conquista de ter um evento de histórias em quadrinhos na maior feira do livro a céu aberto da América Latina. “Para nós do CAQ é de fundamental importância essa trincheira que abrimos na Feira do Livro de POA. O Mutação não é apenas um evento de quadrinhos, ele abriga uma feira de publicações independentes com 20 artistas”, completa.

O evento deste ano conta com exposição de artistas, feira de produções independentes, homenagens e mesas de debates sobre assuntos como projeto editorial, o mercado brasileiro de histórias em quadrinhos e filmes de super-heróis.

Serviço

Evento: Mutação
Data: 05/11/2022
Horário: das 10h às 20h
Local: Praça da Alfândega (Porto Alegre/RS), Espaço Jovem Petrobras
Coordenação: Coletivo Alvoradense de Quadrinhos (CAQ)
Realização: Câmara Riograndense do Livro (CRL)

Programação

• 10h – Abertura oficial com o CAQ – Coletivo Alvoradense de Quadrinhos (Denilson Reis e Paulo Kobielski)
• 10h – Abertura da Feira de publicações independentes.
• 10h – Abertura da Exposição Tan-Tor no Fanzine Tchê por Law Tissot.
• 10h30 – Vídeo: “Homenagens no mundo das HQs” por Anderson Ferreira.
• 11h – Mesa 1: “Autopublicação” com a fala dos artistas expositores no evento.
• 12h – Recesso para almoço com reorganização do espaço.
• 14h – Vídeo: “Porto Alegre 250 Anos – Homenagem aos Grandes Quadrinhistas Gaúchos” por Anderson Ferreira.
• 14h30 – Mesa 2: “Projeto Editorial, o Quadrinho Independente” com Law Tissot, Silvio Ribeiro, Chris Chaves e Guilherme Smee.
• 16h – Mesa 3: “Mercado de Quadrinhos” com André Alves, Artur Vecchi, Taína Lauck e Rodinério Rosa.
• 17h30 – Mesa 4: “DC e Marvel no cinema” com Pedro Kobielski, Diego Brandão, Fabiano Holtz e Gelson Weschenfelder.
• 19h – Hora da Mutação convidados produzindo artes ao vivo.

COMENTÁRIOS ( )