Quinta-Feira, 23 de Maro de 2023 |

CAQ organiza Dia do Quadrinho Nacional no SIMA

Quadrinistas alvoradenses promovem evento para celebrar a cena local

Por Redação em 03 de Fevereiro de 2023

"CAQ organiza Dia do Quadrinho Nacional no SIMA" (Foto: Divulgação)


Na noite de segunda-feira, 31 de janeiro, o Sindicato dos Municipários de Alvorada (SIMA) recebeu um evento comemorativo ao Dia Nacional do Quadrinho – celebrado em todo o território nacional. A atividade foi organizada pelo Coletivo Alvoradense de Quadrinhos (CAQ). Quadrinistas, professores e entusiastas da cultura se dirigiram a Escola de Gestão do SIMA – espaço utilizado para a promoção das atividades, que englobaram venda de quadrinhos, bate-papos e homenagens.

“Depois de dois anos sem o evento, a retomada foi demais”, celebra Paulo Kobielski, professor da rede pública do município, membro do CAQ e um dos organizadores do evento - oitavo realizado na cidade. “Considero que o evento estava bacana, com uma boa presença de artistas, que puderam falar de seus projetos”, avalia. Kobielski destaca a a valorização dos artistas locais como um elemento central do evento. “A entrega do troféu e a sessão de autógrafos foram o ponto alto da noite. Acredito que em nenhum outro município da região se celebra essa data”, arrisca. Denílson Reis, também professor da rede pública de Alvorada, co-organiza o evento ao lado de Kobielski.

Pablito Aguiar, artista alvoradense condecorado pelo Brasil afora graças ao seu trabalho com quadrinhos, também teve o seu trabalho celebrado no evento. Ao lado de Claudia Dalpias, diretora da Biblioteca Municipal Luís Fernando Veríssimo, relembraram os projetos realizados junto ao órgão – como o Mapa Cultural da Cidade e o quadrinho sobre a história da Biblioteca. Ambos os materiais estão sendo disponibilizados gratuitamente na rede municipal de ensino.

Homenageado

Todos os anos, o CAQ entrega um prêmio para um artista de relevante atuação junto aos quadrinhos locais. Este 2023 não poderia ser diferente. Desta vez, o artista lembrado foi Silvio Ribeiro. O quadrinista porto-alegrense é engenheiro de formação, mas construiu uma sólida carreira no mercado publicitário. Mas a sua maior paixão são as histórias em quadrinhos - Silvio produz desde os anos 1980.

“Mesmo já estando neste mundo dos Quadrinhos há muitas décadas, toda vez que recebo algum tipo de reconhecimento, certamente fico muito feliz, pois é um incentivo para continuar na luta pelo Quadrinho Nacional”, agradece. “Este troféu, em particular, ganha uma importância maior ainda por ter sido conferido pelo CAQ. Seus integrantes, tanto o Denílson Reis como o Paulo Kobielski, também fazem parte dos guerreiros que dedicam parte de suas vidas aos quadrinhos e, através deles, levam a arte de Alvorada para o Brasil”, lembra. Silvio reforça o sentimento de luta coletiva da cena: Como já disse outras vezes, este troféu é de todos nós”, finaliza.

Dia do Quadrinho Nacional

A celebração foi criada em 1984 pela Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo (AQC-ESP). Desde então, a entidade organiza o Prêmio Ângelo Agostini, para prestigiar os profissionais brasileiros das histórias em quadrinhos.

O dia 30 de janeiro foi escolhido pois, nesta data em 1869, Ângelo Agostini publicou na revista Vida Fluminense aquela que é tida como a 1ª história em quadrinhos do Brasil: As Aventuras de Nhô Quim ou Impressões de Uma Viagem à Corte.

No mesmo ano, em 14 de março, em comemoração aos 50 anos do lançado do Suplemento Juvenil de Adolfo Aizen, foi instituído pela Academia Brasileira de Letras e pela Associação Brasileira de Imprensa, que essa data seria o "Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos".

COMENTÁRIOS ( )