Quarta-Feira, 24 de Maio de 2017 |

CEU das Artes segue sem data prevista de inauguração apesar de obras quase concluídas

Banheiros e instalação elétrica já foram finalizados

Por Redação em 20 de Abril de 2017

"Local está situado na Rua Santa Catarina, no bairro da Figueira" (Foto: Rene Almeida)


Vasos sanitários, torneiras, pias e lâmpadas já foram instaladas no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), localizado na Rua Santa Catarina, nº 80, no bairro da Fiqgueira. Apesar disso, o local segue sem previsão de inauguração.

Esta semana, a reportagem do Jornal A Semana visitou o CEU e constatou que as obras estão praticamente concluídas. Na ocasião, haviam dois funcionários trabalhando: um na pintura dos pilares do térreo e o outro na instalação hidráulica do banheiro do segundo piso. Segundo os dois, faltam apenas detalhes para a conclusão da obra. A pintura, que começou em outubro, deve ser finalizada até o fim da semana e nos banheiros já foram instalados os vasos, torneiras e pias de mármore. A instalação elétrica também já está concluída nas cinco salas do segundo piso, oito do terceiro, e no salão e na sala do cine teatro que ficam no quarto. O prédio ainda conta com um terraço. Os azulejos e escadas em todos os andares também já foram finalizados. Até a mangueira de incêndio já está no lugar. Aparentemente, falta mesmo a instalação do elevador, o cercamento do andar térreo, a conclusão da pista de skate, o corte de grama do entorno e a limpeza do ambiente para que o local possa ser equipado e inaugurado.

De acordo com o Diretor Geral de Cultura da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude (SMCEJ), Manuel de Freitas, o município terá gerência sobre o prédio somente quando a construtora responsável fizer a entrega da obra. Segundo ele, isso deve acontecer em julho. “Quando recebermos a chave, temos que reunir o conselho gestor que envolve pessoas da comunidade civil, comunidade organizada e indicadas pelo governo”, explica Freitas. O diretor ainda informa que a construtora cobrou R$ 17,9 mil, dinheiro esse que já foi depositado na Caixa pelo governo federal.
A ONG Embrião é uma das entidades que participam do conselho gestor do CEU. Segundo o representante da ONG no conselho, Josué Aguiar, a data de inauguração do local também não foi informada aos gestores. “Depois de pronto nós vamos gerenciar o prédio, mas ainda não sabemos quando será a inauguração”, afirma. A última previsão de abertura do local havia sido março deste ano.

Estrutura

O CEU das Artes contará com cinco pavimentos em um espaço de 700 metros quadrados. O local possuirá um cine teatro com 48 lugares, uma biblioteca com títulos novos, um telecentro, um Centro de Referência e Assistência Social (CRAS), salas multiuso, equipamentos de ginástica, uma pista de skate, banheiros e elevadores em todos os andares. Todo o acesso a atividades, projetos e serviços serão gratuitos para comunidade. A ideia é oferecer programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços assistenciais, e políticas de prevenção à violência e de inclusão digital.

COMENTÁRIOS ( )