Domingo, 04 de Junho de 2023 |

Coletivo Audiovisual se prepara para a vinda dos recursos da Lei Paulo Gustavo

Objetivo é mostrar que existem trabalhadores do setor desenvolvendo projetos

Por Redação em 26 de Maio de 2023

"Saul Jones é o titular da cadeira do audiovisual no Conselho de Políticas Culturais" (Foto: Guilherme Wunder)


O Coletivo Audiovisual de Alvorada (CAVA) é um movimento formado recentemente por diversos produtores, roteiristas, técnicos de som e vídeo, diretores e demais setores do mercado para mobilizar a classe. Liderado pelos representantes do audiovisual no Conselho de Políticas Culturais – Saul Jones e Rodrigo Biazzi – o CAVA visa unir o setor em busca de mais investimentos.

Uma das motivações para a luta por investimentos está na Lei Paulo Gustavo, aprovada durante a pandemia e sancionada recentemente. A iniciativa do Ministério da Cultura visa investir recursos em produções audiovisuais – e demais setores da economia criativa. Com isso, Alvorada deve receber em torno de R$ 1.7 milhões para o desenvolvimento de projetos culturais no segundo semestre.

Em entrevista, Saul conta de onde veio a ideia de formar o CAVA e reunir os trabalhadores deste setor. “Eu notei essa necessidade da união do coletivo audiovisual, pois existe produtoras pequenas e cineastas que fazem isso de forma individual, então o CAVA está organizando e buscando juntar todos esses elementos do setor para sentarmos e discutimos juntos as demandas da cidade no nosso setor”, pondera o produtor.

Com o coletivo formado, a ideia é de, no futuro, oficializar uma associação para os produtores e profissionais do audiovisual. Atualmente, o CAVA já conta com mais de 50 inscritos. Entre eles estão nomes como os de Evandro Berlesi (Alvoroço Filmes), Carlo Carlota (premiado no Festival Internacional de Gramado), Lucas Reis (Festival Internacional de Gramado) e John Conceição (filme lançado em três países).

O objetivo agora é, além de formar a entidade, cadastrar e mapear os artistas para que seja possível estar todos preparados para a Lei Paulo Gustavo. “Temos convicção que ainda tem muita gente pra cadastrar e organizar que são do setor aqui da cidade, estamos buscando junto a divulgação nas redes sociais e articulações junto as entidades envolvidas no setor para buscarmos esses mapeamentos”, finaliza Saul Jones.

Com o mapeamento feito, será possível conectar esses trabalhadores – dos mais diversos setores do audiovisual – para que juntos seja possível movimentar a economia criativa com os profissionais de Alvorada. Para isso, quem tiver interesse em participar do CAVA, basta acessar o link https://forms.gle/UVd1vjJdpjgspEKM9 e se cadastrar ou entrar em contato com Saul Jones pelo telefone (051) 98469.9984.

COMENTÁRIOS ( )