Domingo, 25 de Junho de 2017 |

De novo! Prefeitura cancela carnaval, mas ARCCA garante folia no município

Segundo nota oficial, motivo teria sido a falta de exigências legais das entidades

Por Redação em 13 de Abril de 2017

"Presidente da ARCCA, Jorge Henrique Silva garante evento no fim do mês no município" (Foto: Arquivo A Semana)


A folia fica para próxima! Na tarde desta quarta-feira, 12/04, a Prefeitura publicou em sua página no Facebook um comunicado informando o cancelamento do carnaval da cidade. “As entidades não atenderam as exigências legais, não restando tempo hábil para o convênio ser firmado com outra instituição que preencha os requisitos legais”, diz a nota oficial. que também afirma que os recursos serão redirecionados para “outras prioridades da cidade”.

Segundo o presidente da Associação Recreativa Cultural dos Carnavalescos de Alvorada (ARCCA), Jorge Henrique da Silva, a antiga gestão não fazia as declarações de isento na Receita Federal desde 2014. “A diretoria foi consultar a Receita e lá estava que não tinham feito as declarações de isento desde 2014”, revela. Até o fechamento dessa edição, não foi possível o contato com o Secretário de Cultura Esporte e Juventude (SMCEJ), Alcides Bolico.

Jorge Henrique alega que o GFIP (Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social) não foi declarado de maio a novembro de 2014 e, o DCTF (Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais), de janeiro a dezembro de 2016. “A nova diretoria da ARCCA fica impedida de fazer o carnaval por causa de uma má gestão de quatro anos”. Ele informa que a direção vai regularizar a situação visando os próximos anos.

Novo evento

Apesar de tudo isso, o presidente da ARCCA garante que Alvorada terá carnaval em 2017. “O carnaval vai sair. Não nos moldes que estamos acostumados, mas vamos fazer uma boa apresentação na praça central de Alvorada com todas as escolas e blocos”, enfatiza. Jorge Henrique diz que a entidade arcará com os custos do evento e fará parcerias para a realização. O novo evento será no dia 29 de abril, a data prevista inicialmente, ou 1º de maio.

Histórico

A última edição do carnaval no município foi realizada em 2015 e a Bem Vinda se sagrou tetracampeã. Ano passado, o então Prefeito Serginho cancelou o carnaval um mês antes da data marcada para o evento. Este ano, o Secretário Alcides Bolico vinha garantindo com veemência a realização da folia desde o fim do mês de janeiro. Sua última garantia tinha ocorrido na segunda-feira, 10/04, quando disse que faltavam apenas detalhes para anunciar os valores que seriam investidos. Outro capítulo do carnaval da cidade este ano foi a destituição do presidente da ARCCA, César Xavier, e a eleição de Jorge Henrique, até então presidente da recém criada Liga Independente Cultural Carnavalesca de Alvorada (LICCA). Este fato gerou polêmica entre os presidentes das escolas, com alguns sendo contra e outros, a maioria, a favor.

COMENTÁRIOS ( )