Por Redação em 31 de Março de 2023
"A Bem-Vinda foi a responsável pela abertura dos desfiles das escolas de samba" (Foto: Eduardo Porto)
Mesmo com a chuva durante a tarde – e em alguns momentos da noite – milhares de pessoas compareceram na Avenida Wenceslau Fontoura, no Bairro Nova Americana, para prestigiar e participar do Carnaval de Alvorada. Foram blocos e escolas de samba – além do público em geral – que movimentaram a avenida na retomada do evento após quatro anos.
Os desfiles tiveram a abertura da Sociedade Beneficente Ilê Afro Xangô Ibejí que cantou a diversidade e igualdade além da distribuir água de cheiro e rosas para o público. Seguidos de quatro blocos, Unidos da Fé, Bloco da Bacalhoa, Bola-Bola e Chama que eu vou. Depois disso, foram as sete escolas de samba (Bem-Vinda, Astros, Moleques de Alvorada, Estrela do Umbu, Mocidade, Tradição Alada e Periferia) que desfilaram.
O evento contou com a organização da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude (SMCEJ) e da Associação Cultural e Recreativa dos Carnavalescos de Alvorada (ARCCA) e os desfiles foram até o início da manhã. Segundo levantamento do 24º BPM que foi divulgado pela Prefeitura, foram cerca de dez mil pessoas que passaram pelo desfile durante a programação.
Para o secretário da SMCEJ, Jefferson Teixeira, o carnaval foi um grande evento. “Após quatro anos sem carnaval devido à pandemia, tínhamos que retornar com força e foi isso que se viu na passarela do samba montada ao lado do Ginásio Municipal, passaram cinco blocos e sete escolas com muita alegria e brilho. Um carnaval em novo local e com a aprovação das escolas e do público presente”, justifica o titular da pasta.
Prestigiaram o evento secretário de Logística e Transporte do Estado, Juvir Costella; o coordenador do Sistema Estadual de Cultura da SEDAC, Ruben Oliveira; o secretário-adjunto de Cultura de Porto Alegre, Clóvis André; e o representante da SEDAC, Marcos Paulo da Luz. Para manter a segurança, 125 soldados da Brigada Militar formaram o efetivo do carnaval.