Quarta-Feira, 20 de Setembro de 2017 |

Em reunião, presidentes de escolas de samba decidem destituir presidente da ARCCA

Novo presidente assume até agosto e secretario garante que carnaval está mantido

Por Redação em 10 de Março de 2017

"Folia no município ocorre dias 28 e 29 de abril" (Foto: Arquivo A Semana)


O carnaval de Alvorada ganhou mais um capítulo. Na última semana, em reunião realizada entre os presidentes das escolas de samba e a Associação Recreativa Cultural dos Carnavalescos de Alvorada (ARCCA) decidiu destituir o presidente da entidade, César Arecuja. O novo presidente, Jorge Henrique da Silva assume até agosto, quando serão feitas novas eleições. Segundo ele, o motivo da destituição seria o descontentamento dos presidentes das escolas com a antiga administração.

De acordo com Jorge Henrique, os próximos passos são orçamentar a estrutura de arquibancadas e, junto com a Secretaria de Cultura, negociar a contratação de jurados, equipe de avenida e o evento de escolha das rainhas, inicialmente marcado para o dia 2 de abril na praça central da cidade. Quanto a Liga Independente Cultural Carnavalesca de Alvorada (LICCA), da qual Jorge Henrique também é presidente, ele explica que a entidade será mantida. “Temos dois anos de carência, vamos estruturar a Liga para num futuro próximo retomá-la”, relata.
Com a mudança na presidência da ARCCA, as escolas de samba Algarve do Futuro e a atual campeã Bem Vinda não confirmaram participação no desfile. As duas escolas não faziam parte da LICCA. “A ARCCA é dos presidentes, das escolas de samba e dos carnavalescos. Estamos contando com elas para o desfile”, afirma Jorge Henrique.

Resposta

O agora ex-presidente da ARCCA, César Arecuja garante que está construindo a sua defesa com seus advogados. Ele se defende dizendo que foi destituído porque a Liga não poderia receber recursos da administração municipal. “As escolas foram punidas pelo regulamento que elas criaram e as mesmas votaram as punições umas das outras. De repente, fundaram uma Liga e foram conversar com o prefeito e o vice e começaram a tratar do Carnaval 2017. Em dado momento, decidiram destituir a direção da ARCCA, já que não poderiam assinar o convênio para assim assumirem o carnaval sem seguir o regulamento tratado durante 13 anos”, argumenta Arecuja.

Secretário

Já o Secretário de Cultura e Esporte, Alcides Bolico, garante que a alteração na presidência da ARCCA em nada altera a programação do carnaval. Segundo ele, existe um pré-acerto com as escolas sobre valores e o carnaval continua marcado para os dias 28 e 29 de abril. “As escolas já sabem dos valores que a prefeitura pode investir e que não serão os mesmos de anos anteriores”, explica. Além do carnaval, Bolico afirmou que segue em tratativas para a realização de eventos culturais na praça central durante a semana anterior ao carnaval. Além disso, nos bastidores, comenta-se que uma mostra de sambas-enredo das escolas de samba está programada para o dia 19/03, também na praça central.

COMENTÁRIOS ( )