Domingo, 24 de Setembro de 2017 |

Escola Brigadeiro Antonio Sampaio promove 2º Torneio Aberto de Xadrez

Evento será realizado em parceria com a ONG Embrião

Por Redação em 16 de Junho de 2017

"No ano passado, 96 jogadores participaram da primeira edição do torneio" (Foto: Divulgação)


Acontece no sábado, 24/06, a 2ª edição do Torneio Aberto de Xadrez da escola Brigadeiro Antonio Sampaio. O evento é organizado em parceria com a ONG Embrião e será disputado em 10 categorias com árbitros da Confederação Brasileira de Xadrez.

Os jogos estão previstos para começar às 13h e se estenderem por toda a tarde. O sistema de jogo será 15 x 15 min. Ko, 5 Rodadas pelo SwissPerfect, com grupos de até 25 atletas. Haverão medalhas para os três melhores colocados de cada categoria. O objetivo, segundo organização, é proporcionar um espaço de lazer e integração entre as escolas além de arrecadar alimentos não perecíveis, material de higiene e fraldas geriátricas para ajudar os asilos do município.

O coordenador da educação integral da escola Brigadeiro e um dos organizadores do evento, Fabiano Vaz, lembra que na primeira edição o torneio contou com a presença de escolas de Campo Bom, Três Coroas, Viamão e da própria Alvorada. “Teve mais gente do que nós esperávamos. Foram 96 jogadores, fora o pessoal envolvido”, recorda. De acordo com ele, este é o maior torneio de xadrez do município e um dos maiores da região. “A intenção é transformar a cidade num polo, que receba grandes torneios, que seja reconhecido como um local onde o xadrez é incentivado”, ressalta. Para Fabiano, o xadrez ajuda a desenvolver capacidades como concentração, projeção, planejamento, ciência e respeito pelo adversário. “Temos oficinas de xadrez para os nossos alunos. Os que se destacam no xadrez acabam também se destacando em aula, tendo um desempenho melhor em disciplinas como matemática”, destaca.

As inscrições antecipadas para o evento podem ser feitas através do e-mail ongembriao@gmail.com, informando nome, cidade, data de nascimento e rating se houver, até um dia antes da etapa. Caso haja um grande número de participantes, haverá outro torneio independente, além do escolar. A organização pede para, se possível, o participante levar peças do jogo e relógio. A escola Brigadeiro Antonio Sampaio fica na Rua Cedro, s/n - Vila Cedro, Alvorada.

Confira todas as categorias do 2º Torneio Aberto de Xadrez

Sub 8 (nascidos a partir de 2009);
Sub 10(nascidos a partir de 2007);
Sub 12(nascidos a partir de 2005);
Sub 14(nascidos a partir de 2003);
Sub 16(nascidos a partir de 2001);
Sub 18(nascidos a partir de 1999);
Deficientes Visuais;
Absoluto (nascidos a partir de 1967 até 1998);
Veterano (nascidos antes 1966)
Feminino

COMENTÁRIOS ( )