Sábado, 18 de Novembro de 2017 |

Escolas participam de 2º Festival de Bandas Marciais

Evento faz parte da 13ª Festa Nacional da Música na Capital

Por Redação em 13 de Outubro de 2017

"Banda marcial da Escola São Marcos é uma das representantes do município no evento" (Foto: Divulgação)


Tem início nesta quinta-feira, 12/10, em Porto Alegre, a 13ª Festa Nacional da Música. O evento, reconhecido nacionalmente por reunir artistas dos mais diversos gêneros será realizado na capital gaúcha pela segunda vez consecutiva – as atividades eram realizadas em Canela desde 1981 a até duas edições atrás.

Desde que o evento retornou para Porto Alegre, diversas ações secundárias são realizadas em espaços públicos, promovendo a Festa Nacional da Música. Dentre estas atividades, acontece neste domingo, 15/10, a partir das 10h30, o 2º Festival de Bandas Marciais. A programação acontece na Redenção e terá entrada franca.

Ao todo, serão oito bandas marciais de diversas regiões do Rio Grande do Sul que vão participar do festival. E duas delas são de Alvorada. Isso porque, dentro da programação, farão parte as escolas Mario Quintana e São Marcos. As duas instituições já são conhecidas dentro do município e também do estado pelas suas bandas marciais e apresentações na região.

Segundo a organização da Festa Nacional da Música, o festival busca divulgar a música, estimular e manter bandas escolares e comunitárias, incentivando o aprimoramento de métodos e técnicas. A importância do evento como um todo também foi salientado pelo maestro da banda do São Marcos, André de Oliveira.

“O festival das bandas é interessante para nós por ser realizado em lugar central e com grande circulação de público. É uma apresentação importante e que dá visibilidade ao trabalho que está sendo realizado. A expectativa é de que a gente toque músicas populares e que contagiem o grande público que estará presente”, conta Oliveira. O São Marcos levará cerca de 60 músicos e todos os instrumentos serão utilizados na apresentação, visto a importância e a visibilidade do evento.

Já a banda da Escola Mario Quintana levará os seus 36 componentes para o evento, buscando apresentar músicas contemporâneas e que animem o público, como canções do grupo Coldplay. “O festival vai ser no domingo e será muito significativo, não só para nossa banda, mas para todo o movimento de bandas do estado, pois ter um festival de bandas dentro da festa nacional da música, que já é uma festa que acontece há anos. Para Banda Mario Quintana e para as demais bandas isso é Maravilhoso”, salienta Vágner Masera, maestro da banda marcial da instituição.

COMENTÁRIOS ( )