Terça-Feira, 22 de Agosto de 2017 |

Estudantes da Escola Leonel de Moura Brizola participam de festival em Porto Alegre

Alunos produzirão um minidocumentário

Por Redação em 19 de Maio de 2017


Alunos do projeto audiovisual Primeira Tela da Escola Municipal Leonel de Moura Brizola, no Sítio dos Açudes, participaram no dia 11/05, do 9ª Festival Escolar de Cinema na Cinemateca Capitólio em Porto Alegre.

O objetivo é de possibilitar a alunos e professores da rede de ensino metropolitana, o encontro cinematográfico com obras que escapam do circuito comercial e das produções normalmente oferecidas nas salas de cinema coorporativas.

Desta forma, os estudantes da Escola Leonel que participam do Projeto de Cinema no contra turno escolar, assistiram o filme de animação Tartaruga Vermelha do diretor Michaël Dudok. De produção franco-belga-japonês na parceria dos estúdios Wild Bunch, Why Not Productions e Studio Ghibli, Tartaruga Vermelha. O filme que levou dez anos para ser produzido, retrata as aventuras e conflitos de naufrago que tenta por todos os meios abandonar a ilha paradisíaca onde se encontra sozinho e encontra obstáculos impostos pelas ações de uma tartaruga.

De acordo com os professores coordenadores do projeto, Adailton Moreira e André Bozzetti, o longa de animação e estética instigante utiliza sons da natureza que servem de contraponto à ausência de diálogos. “...proporcionar acesso a produções alternativas de cinema, educa o olhar e fortalece o audiovisual como ferramenta pedagógica e de aprendizagem significativa”, explicam.
Por terem participado do Festival, os alunos decidiram produzir minidocumentário sobre as apreensões e dúvidas decorrentes da saída de campo.

Festival

Promovido pelo Programa de Alfabetização Audiovisual em parceria com o Ministério da Cultura e Universidade Federal do Rio Grande do Sul, o Festival na sua nona edição manteve a tradição dos anos anteriores de levar para as salas de cinema alternativas da capital, sessões gratuitas de importantes filmes clássicos e recentes.

COMENTÁRIOS ( )