Quarta-Feira, 26 de Julho de 2017 |

Festejos Farroupilhas

A Chama Crioula, que foi acessa em Venâncio Aires em 17 de agosto

Por Redação em 04 de Outubro de 2012

"Festejos Farroupilhas " (Foto: Valdemar Engroff)


A Chama Crioula, que foi acessa em Venâncio Aires em 17 de agosto, chegou a Alvorada no dia do Desfile da Comunidade, 07 de setembro.
A Campeira de Alvorada, formada por um grupo de cavalarianos, foi em busca de uma centelha da Chama na Capital do Chimarrão no dia 1º de setembro e retornou a cavalo no dia 07, onde foi inaugurado oficialmente os festejos da Semana Farroupilha.
Logo após o encerramento do desfile, a Brigada Militar abriu passagem pra os cavalarianos que traziam o símbolo dos festejos. Depois o fogo foi conduzido até o Piquete Guardiões da Querência, do 24º BPM, que está instalado na Praça João Goulart. A Chama permanente, que foi trazida de Itaqui em 2010 fundiu-se com a que foi acessa em Venâncio Aires .
No primeiro dia do evento, 07/09, a Ronda Crioula aconteceu na Praça Central e a partir do dia 08/09 os CTG’s do município começaram a guardar o fogo.
- Dia 08 –CTG Chilena de Prata
- Dia 09 –CPF O Tempo e o Vento
- Dia 10 –CTG Tradição
- Dia 11 –CTG Raça Gaúcha
- Dia 12 –CTG Amanhecer na Querência
- Dia 13 –CTG Bento Gonçalves da Silva
- Dia 14 –CTG Amaranto Pereira
- Dia 15 –CTG Campeiros do Sul
- Dia 16 –CTG Sentinelas do Pago
- Dia 17 – Retorno à Praça Central

O Desfile Farroupilha vai ser realizado na tarde de 20 de setembro. Pela ordem irão desfilar as entidades civis, seguido pelos CTG’s e piquetes. O encerramento será feito pela Campeira de Alvorada, piquete que buscou a Chama em Venâncio Aires.
No dia 22 de setembro vai acontecer o Fandango Oficial Farroupilha no CTG Sentinelas do Pago, que será animado pelo Grupo Oh de Casa e Dionísio. Para prestigiar este evento é necessário estar utilizando pilcha completa e para os homens adultos é exigido blazer.
Além das Rondas, o Acampamento farroupilha está à disposição de toda a população alvoradense, com gincana cultural, esportes tradicionalistas e a segunda edição do concurso de culinária campeira. Também vão acontecer espetáculos com conjuntos e artistas gaúchos de Alvorada. As atividades do acampamento vão até domingo, 23/09.

COMENTÁRIOS ( )