Quarta-Feira, 21 de Abril de 2021 |

Filmes d’A Semana

Crítica de Soul

Por Redação em 19 de Março de 2021

"Filmes d’A Semana" (Foto: Divulgação)


Saiu a lista dos indicados ao Oscar 2021. Isso mesmo. Ela saiu um pouco atrasada devido a pandemia do coronavírus, mas agora já temos acesso a lista dos indicados e chegou o momento da nossa maratona. Isso mesmo. Até o dia da premiação só vamos falar de filmes indicados que estão disponíveis nos serviços de streaming. Para começar vamos falar de ‘Soul’, animação da Pixar que está disponível no Disney+.

Em ‘Soul’, duas perguntas se destacam: Você já se perguntou de onde vêm sua paixão, seus sonhos e seus interesses? O que é que faz de você... Você? A Pixar Animation Studios nos leva a uma jornada pelas ruas da cidade de Nova York e aos reinos cósmicos para descobrir respostas às perguntas mais importantes da vida. Dirigido por Pete Docter e produzido por Dana Murray.

Apesar de ser um filme diferente, é nítido que a fórmula Pixar de fazer cinema está muito bem representada. Como outras animações recentes (‘Divertidamente’, ‘Viva’ e ‘Dois Irmãos’), nós temos uma relação muito bem construída e que trabalha com o luto/tristeza para crianças e os adultos. Talvez esse seja o filme que mais se pareça com ‘Divertidamente’, que foi um sucesso e conta com o mesmo diretor.

A sensibilidade do filme e suas sacadas do mundo real com o “mundo espiritual” funcionam e, pela primeira vez, a Pixar deixa de lado os alívios cômicos. Não é que eles não existam, mas dessa vez eles não são necessários para que a trama agrade a todos os públicos. É uma pena que esse filme tenha ido direto para o streaming e não tivesse passado pelos cinemas, afinal a experiência e o alcance seriam maiores.

‘Soul’ brinca com a morte, traz referências clichês (ocupar o corpo de um animal e a troca de almas) e brinca com a nossa cabeça ao nos fazer ter a reflexão mais óbvia possível: “O que importa é o destino ou a jornada?”. Contudo, apesar do óbvio/clichê, essa comparação é feita de forma sútil e isso torna a animação tão genial quanto era a expectativa do público.

Para quem não sabe, a produção está concorrendo em três categorias: melhor animação, melhor trilha sonora original e melhor som. Acredito que tenha grandes chances de vencer na melhor trilha sonora original. Já na melhor animação têm fortes concorrentes, mas desponta como favorita. Só que isso é papo para outra hora. Agora eu só quero que tu assistas ‘Soul’, pois garanto que não vai se arrepender.

Estreias da semana

Cherry: Cherry acompanha um ex-médico do exército que sofre de transtorno de estresse pós-traumático ao retornar do Iraque. Ao tentar com a doença, ele vira assaltante de bancos para sustentar seu vício em drogas que o deixa endividado. O filme é estrelado por Tom Holland (Homem-Aranha) e conta com a direção dos irmãos russo para levar esse filme direto aos serviços de streaming.

Sibyl: Sibyl é uma psicoterapeuta que luta para se manter sóbria após superar o vício em álcool. Quando decide interromper os atendimentos de pacientes para se dedicar à escrita, recebe a visita inesperada de Margot, uma atriz em crise durante uma filmagem. Apesar da recusa inicial, Sibyl aceita atendê-la, e logo percebe que a vida conturbada da artista representa o material perfeito para seu novo romance.

COMENTÁRIOS ( )