Sexta-Feira, 12 de Agosto de 2022 |

Filmes d'A Semana

Crítica de Arremessando Alto

Por Redação em 24 de Junho de 2022

"Filmes d'A Semana" (Foto: Divulgação)


Interrompemos a nossa série falando da franquia de ‘Star Wars’ por uma boa causa: Adam Sandler está em um ótimo filme disponível na Netflix. Estou falando de ‘Arremessando Alto’, que foi lançado recentemente e está aproveitando o hype das finais da NBA para pegar os curiosos que recém descobriram o esporte ou os apaixonados que agora estão órfãos.

O caça-talentos profissional do basquete, Stanley Beren, não vive um bom momento na carreira. Exercendo seu trabalho sem muito propósito, ele não acredita mais que conseguirá descobrir um novo talento significativo. Mas, depois de ser demitido, surge uma nova esperança. O olheiro profissional do basquete, fica empolgado pela primeira vez em muito tempo, quando descobre por acaso o jogador amador espanhol, Bo Cruz.

Stanley o encontra jogando em um parque nos arredores de Madri. Agora abastecido com um novo propósito, Stanley tem como missão preparar Bo para a NBA. Motivado a despertar em Bo toda a paixão e dedicação necessária para se destacar no esporte, o caça-talentos acredita que juntos, a dupla pode alcançar patamares de sucesso, nas quadras e na história do jogo.

Já adianto que, para quem vai atrás do Adam Sandler da comédia clichê, pode sair fora. Não é esse o filme que você vai encontrar. Também não espere o maior drama de sua vida. Espere um filme de esporte, com o mote de superação e a jornada do herói rumo ao sucesso. Isso sem contar as diversas participações especiais de jogadores e ex-jogadores da NBA.

Eu particularmente gosto muito de filmes de esporte. Eles me colocam dentro de um universo que eu amo e os estadunidenses sabem fazer este gênero como ninguém. Ver como funciona – obviamente que de forma romantizada – o departamento dos olheiros e de treinamentos de uma grande franquia da NBA é algo que fascina – até porque muitos sonham em trabalhar nesse meio.

Antes de atuação ou direção, é o roteiro e o carisma dos personagens que faz com que o público seja cativado. São eles que entregam o que espera e fazem com que o público se envolva e torça pelos protagonistas. Todos querem ver Stanley virando treinador e Bo Cruz se tornando um jogador. Como o filme não aposta na genialidade, a gente sabe que isso vai acontecer. O legal é a jornada.

Superação, medo, traumas do passado... Esses são apenas alguns dos aspectos abordados no filme. Como disse: o final pode até ser previsível, mas o que mais interessa é a jornada para se chegar lá. E nisso aqui, ‘Arremessando Alto’ está de parabéns. Não interessa se você gosta ou não de basquete, ele merece ser visto. A jornada pode ser equiparada com qualquer esporte e certamente você se verá torcendo por eles.

Estreias da semana

Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo: Acompanhamos uma imigrante chinesa (Michelle Yeoh) que parte rumo a uma aventura onde, sozinha, precisará salvar o mundo, explorando outros universos e outras vidas que poderia ter vivido. Contudo, as coisas se complicam quando ela fica presa nessa infinidade de possibilidades sem conseguir retornar para casa.

COMENTÁRIOS ( )