Sbado, 03 de Dezembro de 2022 |

Filmes d'A Semana

Crítica de Luca

Por Redação em 04 de Novembro de 2022

"Filmes d'A Semana" (Foto: Divulgação)


Existem boas animações disponíveis nos streamings que estão no Brasil – e não faltam boas opções por aqui. Por isso, essa semana trago um filme que chegou ao nosso país diretamente nas plataformas de streaming. Estou falando de ‘Luca’, animação disponível no Disney Plus, que é uma ótima opção para assistir neste final de semana – com toda a família.

Em ‘Luca’, acompanhamos uma história de amadurecimento sobre um jovem que vive um verão inesquecível repleto de sorvetes, massas e passeios intermináveis de scooter. Luca compartilha essas aventuras com seu novo melhor amigo, mas toda a diversão é ameaçada por um segredo profundamente bem guardado: eles são monstros marinhos de outro mundo, logo abaixo da superfície da água.

Essa é mais uma animação da Pixar e eu preciso dizer o óbvio: aqui teremos emoção e uma mensagem impactante no final – além de ser feito para todos os públicos. Contudo, ao contrário dos filmes mais recentes do estúdio, não temos aquela profundidade de camadas e a mensagem subliminar. O filme se permite ser mais simples no seu discurso, porém isso não afeta no objetivo final.

Vemos o medo do preconceito muito presente em todo o longa-metragem. Isso tanto de quem sofre como de quem é o preconceituoso. O ponto é que, quando isso passa para o ponto de vista da criança, a leitura é diferente. Isso porque sentimentos como esse estão permeados nos adultos, mas não nos jovens. É aqui que o filme ganha pela simplicidade sequer precisar abordar essa temática.

Ele foca na aventura e nos medos dos jovens e nos preconceitos dos adultos. Obviamente que tem o vilão caricato também, mas até nisso a Pixar acerta ao controlar a dosagem do personagem. Tudo funciona muito bem e isso traz o envolvimento e a emoção necessária. Sem falar do ambiente. Tanto a Itália quanto o fundo do mar ficaram lindos sob o ponto de vista do diretor Enrico Casarosa.

‘Luca’ é uma ótima pedida para quem está sem saber o que vai fazer neste final de semana. Está disponível no serviço de streaming da Disney e pode ser visto por todos os públicos – seja separado ou ao mesmo tempo. Uma pena não poder ter sido apreciado nos cinemas, tendo o visual exuberante na grande tela. Contudo, mesmo assim, vale muito a pena.

COMENTÁRIOS ( )