Sbado, 03 de Dezembro de 2022 |

Filmes d'A Semana

Crítica de O Rei do Show

Por Redação em 11 de Novembro de 2022

"Filmes d'A Semana"


Musicais sempre foram filmes que me agradam muito. Um dos meus filmes preferidos da vida é deste gênero inclusive – falo de ‘La La Land’ – e, neste final de semana, corrigi um erro ao assistir ‘O Rei do Show’, longa-metragem de 2017 que traz nomes como Hugh Jackman, Zack Efron e Zendaya; e que teve indicações em prêmios do Oscar e do Globo de Ouro daquele ano.

De origem humilde e desde a infância sonhando com um mundo mágico, P.T. Barnum desafia as barreiras sociais se casando com a filha do patrão do pai e dá o pontapé inicial na realização de seu maior desejo abrindo uma espécie de museu de curiosidades. O empreendimento fracassa, mas ele logo vislumbra uma ousada saída: produzir um grande show estrelado por freaks, fraudes, bizarrices e rejeitados de todos os tipos.

Antes de mais nada é preciso deixar claro que não há como não se encantar pelo que acontece nos filmes – no aspecto musical. Os espetáculos musicais e as apresentações – principalmente relacionados a trupe do circo – empolgam e encantam o público que curte este tipo de filme. Destaque para as músicas ‘The Greatest Show’, ‘A Million Dreams’, ‘Never Enough’ e ‘This is Me’.

Tem um ponto que pode incomodar o público: a superficialidade com que alguns dramas são superados. Talvez por querer abordar diversos pontos da história do protagonista, falta tempo para que o telespectador compreenda e se envolva com o problema vivido. No início não se tem isso (no aspecto amoroso), mas depois todos os dramas são apresentados de forma rápida demais.

Contudo, digo isso falando apenas do protagonista. Isso porque os coadjuvantes – mesmo com menos tempo de tela – conseguem entregar o que se espera de um filme que aborda o diferente e o preconceito. Vemos isso com Keala Settle, Zack Efron, Sam Humphrey e Zendaya. Obviamente que guardadas as devidas proporções, todos sofrem em algum momento e a entrega de suas atuações mostram isso ao impactar o público.

‘O Rei do Show’ está disponível no serviço de streaming da Disney e pode ser assistido por quem quiser. Acredito que valha muito a pena – independente se você gostar ou não de musicais. Isso porque existe aqui, além das boas canções, belas atuações e temas importantes que merecem ser debatidos. Talvez seja uma boa pedida para se assistir neste feriadão.

Estreias da semana

Pantera Negra – Wakanda Para Sempre: Após a morte do ator de T'Challa o foco são os personagens em volta do Pantera Negra. Enquanto o povo se esforça para continuar em frente, a família e amigos do falecido rei precisam se unir com a ajuda de Nakia, integrante dos Cães de Guerra, e Everett Ross. Em meio a isso tudo, Wakanda ainda terá que aprender a conviver com a nação debaixo d'água, Atlantis, e seu rei Namor.

COMENTÁRIOS ( )