Sbado, 03 de Junho de 2023 |

Filmes d'A Semana

Crítica de Águas Profundas

Por Redação em 12 de Maio de 2023

"Filmes d'A Semana" (Foto: Divulgação)


Sigo em minha missão de assistir a filmografia completa de alguns artistas. Dentre eles estão os projetos da cubana Ana de Armas. Já assisti aos longas-metragens ‘Cães de Guerra’, ‘Mãos de Pedra’, ‘Ghosted – Sem Resposta’ e ‘Bata Antes de Entrar’. Nesta semana foi a vez de assistir ao filme ‘Águas Profundas’, que chegou ao Brasil direto no serviço de streaming da Amazon Prime.

Vic e Melinda são um casal que sente prazer em fazer brincadeiras psicológicas e estão passando por problemas, adiando um divórcio através da abertura do relacionamento. Melinda pode ter quantos amantes quiser, apenas havendo a regra de não abandonar a família. Em uma de suas escapadas, um dos amantes é achado morto e Vic acaba tomando o crédito, com a intenção de assustar a esposa e fazê-la voltar para casa.

Antes de entrar na crítica de fato, é preciso dizer que fica no mínimo complicado de compreender o que o filme quer comunicar. Pelos atores, parece algo mais erótico – principalmente devido a atuação de Ana de Armas –, mas com poucas cenas de sexo. Sem falar que esses raros momentos não causam nenhuma tensão no público. Já a direção e roteiro parecem querer brincar com a classe rica.

Essa “brincadeira” ou paródia da alta sociedade parece mais legal. Inclusive os estereótipos criados e a visão dada pela equipe do filme fazem com que isso funcione mais do que a questão erótica. O problema é que faltou comunicar com o elenco e isso prejudica a experiência de quem chega muito cru ao filme por pouco saber do que trata – o que foi o meu caso.

O pior é que isso prejudica as atuações. A mudança de tom entre o elenco e o que o roteiro propõe prejudica quem está em frente às câmeras. Isso atrapalha dois bons atores – Ben Affleck e Ana de Armas – em suas atuações. O primeiro já sofre com certa perseguição do público, mas a segunda é a queridinha de Hollywood e também sai prejudicada do longa-metragem.

Indico aos que pretendem assistir ao filme que olhem com o viés de sátira da alta sociedade americana. Assim será possível ter duas horas de um bom filme, que propõe debates interessantes. Isso porque, quem espera cenas de nudez e sexo intenso, ficará esperando muito e receberá pouco. Lembrando: o filme está disponível no serviço de streaming da Amazon Prime.

Estreias da semana

Do Jeito que Elas Querem: O filme traz de volta quatro amigas de longa data – interpretadas por Diane Keaton, Jane Fonda, Candice Bergen e Mary Steenburgen – enquanto eles levam seu clube do livro para a Itália para a divertida viagem de garotas que nunca tiveram. Quando as coisas saem dos trilhos e os segredos são revelados, suas férias relaxantes se transformam em uma aventura de cross-country única na vida.

O Homem Cordial: Aurélio Sá é o vocalista de uma banda de punk rock que tem sido perseguido devido à morte de um policial. Apesar das constantes ameaças, Aurélio sempre negou ter qualquer tipo de envolvimento no crime. Um dia, ao tentar fugir de manifestantes, ele conhece a jornalista Helena, que deseja não apenas ouvir o lado do cantor, mas também contar com sua ajuda para achar Mateus, que está desaparecido.

COMENTÁRIOS ( )