Domingo, 29 de Novembro de 2020 |

Filmes d'A Semana

Crítica de Todos Já Sabem

Por Redação em 13 de Novembro de 2020

"Filmes d'A Semana" (Foto: Divulgação)


Teve um filme que chegou aos cinemas no início do ano passado, mas que não foi tão valorizado e reconhecido. Falo de ‘Todos Já Sabem’, com Javier Barden, Ricardo Darín e Penélope Cruz. Particularmente eu sou fã dos protagonistas e pude rever o filme, que está disponível na Amazon Prime. Mais uma vez eu vi um excelente filme, com um elenco premiado e que, graças ao trabalho do diretor iraniano Asghar Farhadi, consegue fugir de todos os clichês que poderia ter caído.

O filme se passa durante o casamento da irmã de Laura, que é quando ela retorna para a Espanha para a cerimônia. Por motivos de trabalho, o marido não pode ir. Chegando ao local, Laura reencontra o ex-namorado, Paco. Durante a festa, uma tragédia acontece. Toda a família precisa se unir diante de um possível crime de grandes proporções, enquanto se questionam se o culpado não está entre eles. Na busca por uma solução, segredos e mentiras são revelados sobre o passado de cada um.

Apesar de um grande elenco, não existe um protagonista definido ou uma cena onde um acabe se sobressaindo. Muito pelo contrário. Todos os três grandes nomes deste elenco dividem muito bem o espaço com os outros personagens. A história não é desenhada pelo ponto de vista de um ou outro protagonista, mas sim eles permeiam toda a trama e auxiliam no desenrolar desta história. O trabalho destacado de Farhadi mostra o poder que ele tinha em cima do roteiro para que a trama fosse desenvolvida.

A trama é recheada de reviravoltas e dramas familiares. Todos têm motivações e muitos geram desconfiança sobre o ocorrido na noite do casamento. Contudo, a produção não cai na mesmice. Ele é um filme que desenvolve bem a maioria das tramas e consegue fazer tudo com naturalidade. Quando o filme termina, nem parece que passou mais de 90 minutos na sala de cinema. Tudo porque a história acaba envolvendo quem está assistindo ao longa-metragem.

‘Todos Já Sabem’ passou em festivais de cinema e, pelo elenco, pode-se acreditar que foi pensado para a temporada de premiações – apesar de ter sido esnobado. Contudo, mesmo assim, deve ser assistido por todos que tiverem oportunidade. Grandes atores, grande elenco e uma trama envolvente. Talvez o meu único adento seja que o final do filme é aberto e isso pode desagradar alguns telespectadores. Contudo, isso não atrapalha toda a experiência cinematográfica que aqui existe.

Estreias da semana

Amor com Data Marcada: Sloane é uma jovem que gosta de sua vida de solteira, acreditando não precisar de namorado. Jackson é um solteiro divertido que foge de relacionamentos. Quando a pressão de amigos e familiares cresce para que eles encontrem um amor, os dois fazem um acordo: ser o par um do outro em ocasiões especiais. Mas o que fazer quando indesejados sentimentos começam a surgir.

The Broken Hearts Gallery: Lucy não consegue superar o fim de seu namoro e, para piorar, ela guarda objetos que restaram de seus relacionamentos fracassados. Ao conhecer Nick, ela surge com uma ideia: criar uma galeria onde as pessoas deixem as lembranças de seus antigos amores, a fim de dar um novo começo para elas... Inclusive Lucy.

COMENTÁRIOS ( )