Quarta-Feira, 24 de Maio de 2017 |

Invernada adulta do Campeiros do Sul participa de reality show de danças tradicionalistas

Após ter passado por outras etapas, grupo espera voto dos alvoradenses

Por Redação em 31 de Março de 2017

"Grupo está ensaiando para participar do ENART 2017" (Foto: Matheus Pfluck)


A invernada adulta do primeiro CTG do município, o Campeiros do Sul, está participando das seletivas para o Desafio Farroupilha, reality show de danças tradicionais gaúchas da RBS TV. O grupo, que tem como responsáveis técnicos e coreográficos Matheus Cardoso e Thais Quinteiro e as coordenadoras Roselita Machado e Sonia Sagiomo, é o único a representar Alvorada no programa.

Cardoso, que trabalha com o grupo desde março de 2015, é jornalista formado pela Unisinos e Thais possui Ensino Médio Completo. Ambos possuem formação na dança tradicional gaúcha por cursos e painéis técnicos do Movimento Tradicionalista Gaúcho/MTG.

O grupo formado por 32 dançarinos, entre peões e prendas de 15 a 22 anos de idade, já participou de diversos festivais e rodeios estado a fora. Anteriormente, a Invernada, que foi campeã da fase classificatória entre 58 grupos em 2016, disputava premiações na categoria juvenil. Após a premiação, no segundo semestre do ano passado, passou a disputar na categoria adulta.

Reality show

Conforme Cardoso, o objetivo da Invernada é chegar até a fase final do reality. “...fizemos uma campanha forte e conseguimos nos classificar na primeira etapa. Agora a gente vem fazendo uma campanha forte para passar aos oito finalistas que depois ficam dois grupos finalistas”, explica ele.
Para o coreógrafo, participar do programa servirá para o crescimento do grupo e também do CTG Campeiros do Sul. “...ter o reconhecimento do que eles fazem ali dentro do galpão, que as vezes é tão discreto e humilde que talvez eles nem sonhassem que pudessem atingir isso. É a realização de um sonho, de poder se sentir valorizado, de poder ver seu trabalho ganhando visibilidade, ganhando notoriedade”, fala.

O grupo precisa angariar o maior número de votos para se classificar entre os 8 selecionados. Para isso, está se organizando de várias formas para conquistar seu objetivo e pede para que a população alvoradense os ajudem. A votação vai até o dia 9 de abril e ocorre pelo site do G1 RS. Basta acessar e votar na invernada do CTG Campeiros do Sul.

Ensaios

Os ensaios do grupo acontecem nas terças e sextas-feiras, das 21h30min às 23h30min. Durante estas noites, o barulho do bater de botas no tablado do CTG, acompanhado pela gaita, violão e vozes que interpretam canções tradicionalistas, são acompanhados por pais e mães dos componentes.

Uma dessas mães é Cristina Cassolli, que também é secretária do Campeiros. Acompanhando a filha, Marcely Lobo Riderel, há oito anos, enquanto a vê dançando no tablado, olha e fala orgulhosa: “oh, aquela ali é minha filha”, mostrando com o dedo a moça que vem acompanhada de seu companheiro de dança. “Temos o CTG como nossa segunda casa, vivemos CTG e ver o que se batalha, o quanto eles ensaiam, pelo simples reconhecimento”, completa.

Premiações

O próximo desafio da Invernada é se classificar para as etapas regionais, inter-regionais e chegar até a final do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha/ENART, que é realizado todo o ano, no terceiro final de semana de novembro, na cidade de Santa Cruz do Sul. “Estamos nos preparando para nos apresentar com nove danças, três de roda, três de filas e três de pares independentes”, explica Cardoso.

Conforme o coreógrafo, em 2015, o grupo participou de 19 eventos, sendo agraciado com troféus em 15 edições. Em 2016, em 17 campeonatos trouxeram 14 premiações para o CTG.

COMENTÁRIOS ( )