Sexta-Feira, 19 de Janeiro de 2018 |

Prefeitura divulga balanço das ações culturais e esportivas realizadas em 2017

Levantamento foi desenvolvido pela Secretaria de Cultura, Juventude, Esporte e Lazer

Por Redação em 12 de Janeiro de 2018

"Uma das principais ações deste primeiro ano de gestão foi a retomada do Ballet CultuArte" (Foto: Magno Derlon)


O ano de 2017 foi movimentado dentro da Secretaria de Cultura, Juventude, Esporte e Lazer (SMCJEL), que foi administrada pelo secretário Alcides Bolico. Isso porque, logo no início de sua gestão, o titular da pasta passou por um de seus maiores empecilhos: a reforma e revitalização do Ginásio Municipal Tancredo Neves.

Contudo, mesmo com os percalços enfrentada e com a falta de recurso destinada à cultura em todo o país, a atual gestão conseguiu realizar uma primeira reforma – outras duas estão sendo planejadas – e desenvolveu uma série de ações no decorrer do ano. Pensando em apresentar esse cronograma de ações que a SMCJEL entregou ao prefeito, José Arno Appolo do Amaral (PMDB) e a reportagem do Jornal A Semana o balanço de 2017 da pasta.

Apesar da reforma ter sido a grande ação realizada neste ano, afinal as obras duraram quase quatro meses, a SMCJEL também realizou outras atividades que, segundo eles, mereceram um espaço. Dentre as ações está a retomada do Ballet CultuArte. O projeto, coordenado pela servidora municipal Jacqueline Navarro, oferece desde fevereiro do ano passado aulas gratuitas de ballet a comunidade de Alvorada.

O projeto se apresentou em diversas atividades durante o ano, com destaque para a presença em eventos da rede municipal de ensino e na AACD. No final do ano, em apresentação de encerramento, Jaqueline salientou a importância do projeto. “Acho importante envolver essas crianças e adolescentes em causas sociais. Que possamos fazer com que percebam a importância da solidariedade com o próximo, fazendo com que se tornem pessoas mais atuantes dentro das comunidades”, explica a coordenadora.

Em entrevista com o secretário da SMCJEL, Alcides Bolico, foi explicado que diversas ações, como o Alvorada em Festa, Vocal Kids, Acampamento Farroupilha, Caravana do Gauchão, entre outras ações, visou uma maneira criativa e econômica de se desenvolver projetos. “Nós não tínhamos recursos e optamos por buscar parcerias público-privadas que não prejudiquem o orçamento limitado do município”, salienta o titular da pasta.

Esportes

Além disso, na área do esporte, houve a realização dos torneios de futebol de campo e de salão, dos jogos estudantis e também de eventos solidários na reta final do ano. Os destaques foram o jogo dos amigos do Iarley, dos astros do voleibol e a última luta de MMA de 2017 no Rio Grande do Sul. Todos os eventos arrecadaram alimentos e brinquedos, que foram distribuídos na comunidade.

2018

Bolico ainda ressaltou a busca por parcerias para poder realizar mais ações culturais e esportivas dentro do município para este ano. A ideia é poder aumentar o tamanho dos eventos, além de realizar novas atividades. “A gente entende que 2017 poderia ter sido melhor, mas pegamos o orçamento limitado da gestão passada. Neste ano queremos fechar mais parcerias e movimentar ainda mais a cultura e o esporte da cidade”, finaliza o secretário.

COMENTÁRIOS ( )