Sbado, 03 de Dezembro de 2022 |

Premiado escritor alvoradense terá lançamento literário internacional

Artur Madruga lança livro “A Serpente Amordaçada” na Câmara de Vereadores

Por Redação em 04 de Novembro de 2022

"Artur Madruga foi colaborador do Jornal A Semana nos seus primeiros anos de atividade" (Foto: Divulgação)


O professor, escritor e artista plástico alvoradense Artur Madruga está publicando sua mais recente obra literária, ‘A Serpente Amordaçada’, nesta semana. O professor da rede municipal de Alvorada publica sua oitava publicação em mais de 40 anos de carreira. A Câmara de Vereadores recebe o evento de lançamento na sexta-feira, 04/11, que será simultâneo em quatro países: Brasil, Portugal, Angola e Cabo Verde. Os leitores serão recebidos a partir das 18h, quando poderão adquirir a obra e pegar autógrafos com o autor.

De acordo com o comunicado do artista, o título (do livro) remete ao filme ‘Ovo da Serpente’, de 1978, dirigido pelo renomado cineasta sueco Ingmar Bergman. A principal inspiração literária de Madruga é ‘100 Anos de Solidão’, clássico absoluto do renomado autor colombiano Gabriel Garcia Marquez. Na obra do alvoradense é narrada, ficcionalmente, a história de um país que passa por uma ditadura militar, uma abertura democrática com eleições diretas e o naufrágio deste mesmo país em uma rede nunca vista de desmonte do sistema político, afogado numa inimaginável corrupção - abrindo espaço para os eventos que levaram à mudança do sistema numa teocracia fundamentalista.

O poeta José Couto descreve a obra como “um retrato profundo e singular da nossa precária condição humana”. De acordo com ele, “com sua pena feito um bisturi de precisão cirúrgica, Madruga disseca a anatomia no interior do ovo da Serpente Amordaçada”. Antônio Torres, poeta que assina o prefácio da obra, adjetiva o romance de Madruga como uma “obra-prima”. Ele destaca a “agudeza e plasticidade poética notáveis, como o encanto da lua cheia vencendo uma cortina de nuvens”.

A editora portuguesa Primeiro Capítulo publica a obra. Outros livros escritos por Madruga serão vendidos no local. O evento tem apoio do poder Executivo municipal e do comércio local.

Biografia

Artur Madruga nasceu em Porto Alegre, no bairro Bom Fim, tendo se mudado para Alvorada no início dos anos 70. Se tornou professor da Secretaria Municipal da Educação (SMED) no início dos anos 80, cargo que exerce até hoje.

COMENTÁRIOS ( )