Sexta-Feira, 12 de Agosto de 2022 |

Projeto de cinema e educação audiovisual será apresentado em Ouro Preto

O professor Adailton Moreira representará o município no evento

Por Redação em 24 de Junho de 2022

"Recentemente, o coletivo desenvolveu o documentário sobre o Bairro Sitio dos Açudes" (Foto: Divulgação)


O Projeto Primeira Tela – Educação Audiovisual foi convidado a participar do Encontro da Educação intitulado de XIV Fórum da Rede KINO que será realizado de 22 a 27 de junho, como parte integrante da programação da 17ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto, em Minas Gerais. Na oportunidade, será apresentado o fazer pedagógico e metodológico do Projeto Primeira e a Trajetória do Festival de Cinema Escolar de Alvorada (FECEA), na Temática de Projetos Audiovisuais: Diálogos com o Cinema.

A Rede KINO tem como objetivo central a formação e difusão do cinema feito nas escolas brasileiras e implementação da Lei 13.006, sancionada de 2014, que incorpora o cinema como linguagem artística e a inclusão do audiovisual como atividades específicas vinculadas à linguagem, história e tecnologias no currículo escolar.

Para Adailton Moreira coordenador do projeto na Escola Leonel Brizola, participar do evento é uma ótima oportunidade de apresentar e divulgar o trabalho realizado não só na escola, mas também a educação audiovisual em Alvorada. Isso através das ações já realizadas pelo professor André Bozzetti com o Clube das 5 e a realização anual do FECEA, com apoio da Secretaria de Educação (SMED).

As palestras e apresentações ocorrerão no Centro de Convenções de Ouro Preto concomitante a outras temáticas presentes no CineOP, cinema indígena, cinema e patrimônio.

Projeto Primeira Tela

O Projeto Primeira Tela Educação Audiovisual tem suas atividades desenvolvidas na Escola Leonel de Moura Brizola no município de Alvorada desde 2017. Desenvolve oficinas de linguagem cinematográficas, fotografia, roteiro e edição no contra-turno para estudantes dos anos finais do ensino fundamental. O projeto tem como fio condutor de trabalho a produção de peças fílmicas relacionadas às temáticas de inclusão e sociais, tenho o documentário como gênero preferencial de trabalho.

COMENTÁRIOS ( )