Quarta-Feira, 08 de Fevereiro de 2023 |

Repórter d'A Semana compõe corpo de jurados do 27º Prêmio Guarani do Cinema Brasileiro

Guilherme Wunder é o responsável pelo espaço de crítica de cinema do veículo

Por Redação em 02 de Dezembro de 2022

"Neste ano, o jornalista fez parte de um painel do Gibifest para falar sobre cinema de super-heróis" (Foto: Arquivo A Semana)


O 27° Prêmio Guarani do Cinema Brasileiro irá divulgar os indicados aos melhores da produção cinematográfica no país em 2021 no início do mês de dezembro. Dezenas de críticos de cinema de todo o país participam da seleção dos finalistas. Fazem parte da Academia Guarani de Cinema Brasileiro membros das seguintes associações: ABRACCINE, ACCIRS, ACECCINE, ACCPA, ACCiRN e ACCRJ.

Homenageado do ano

A maior e mais ampla premiação da crítica especializada no Brasil acaba de divulgar o artista homenageado do ano: Lima Duarte. Realizado desde 1996, o Prêmio Guarani do Cinema Brasileiro irá reconhecer o intérprete de sucessos como ‘O Crime do Zé Bigorna’ (1977) e ‘Sargento Getúlio’ (1983) com o Guarani Honorário, a mais alta honraria concedida pela Academia Guarani de Cinema Brasileiro, pelo conjunto de sua carreira.

Nascido em 1930, Lima Duarte possui uma carreira que percorre mais de seis décadas, com mais de uma centena de personagens interpretados no cinema, teatro e televisão. Dono de três indicações ao Prêmio Guarani – concorreu como Melhor Ator Coadjuvante por ‘A Ostra e o Vento’ (1997) e por ‘A Busca’ (2012) e como Melhor Ator por ‘Eu Tu Eles’ (2000) – segue na ativa, e em breve voltará às telas em ‘A Fúria’ (2023).

Jornal A Semana

Essa será a terceira vez que o jornalista Guilherme Wunder representará o Jornal A Semana na premiação. O alvoradense é o responsável pela seção de Filmes d’A Semana do veículo desde que iniciou sua trajetória, em julho de 2017. São mais de cinco anos falando sobre os principais lançamentos da semana nos cinemas de todo o Brasil, sempre com acesso exclusivo as cabines de imprensa.

Antes disso, ele já publicava críticas no Blog do Wunder (projeto pessoal). Para o jornalista, esse convite é o reconhecimento de um trabalho. “Acompanho os principais lançamentos desde 2016. Receber esse convite é compreender que o trabalho destes mais de cinco anos está sendo reconhecido. É uma responsabilidade, ainda mais por ser o cinema nacional, que é tão desvalorizado pela massa”, confessa Wunder.

Além disso, o jornalista agradeceu ao espaço dado pelo Jornal A Semana (entre 2005 e 2006 havia um espaço de cinema) para que as críticas fossem mantidas. “Quando fui contratado, fiz a proposta de seguir acompanhando os lançamentos e publicar aqui no jornal. Prontamente eles toparam e foi criado o espaço. Desde então, semanalmente os leitores sabem o que assistir nas telonas”, brinca o jornalista.

COMENTÁRIOS ( )