Quarta-Feira, 28 de Outubro de 2020 |

Romaria de Nossa Senhora Aparecida é cancelada devido a pandemia do coronavírus

A Paróquia Sagrado Coração de Jesus deve realizar uma programação virtual no dia 12 de outubro

Por Redação em 09 de Outubro de 2020

"O evento foi cancelado esse ano devido ao grande número de pessoas que participa anualmente da romaria" (Foto: Divulgação)


Faz parte do calendário oficial do município a Romaria de Nossa Senhora Aparecida, que reúne milhares de pessoas todos os anos. O tradicional evento seria realizado na segunda-feira, 12 de outubro, dia da padroeira do Brasil. Contudo, devido a pandemia do coronavírus, a 27ª edição da procissão foi cancelada e deverá ficar para 2021, assim como outras procissões da cidade.

Em entrevista, o padre da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, Luís Carlos de Almeida, confirmou o cancelamento. “Esse ano não haverá a romaria. É lamentável, pois foram 26 anos consecutivos da procissão. A gente está em sintonia com as igrejas de todo o Brasil. Não está sendo realizadas atividades com aglomerações de pessoas. Em Porto Alegre mesmo a procissão de São Jorge foi cancelada duas vezes”, salienta o religioso.

Segundo ele, esse cancelamento se deve a pandemia do coronavírus e a responsabilidade que a paróquia tem com os seus fiéis e a população de Alvorada. “A procissão envolve dezenas de milhares de pessoas e nós não temos como promover um evento desse porte. Nós queremos retoma-la no próximo ano pois acreditamos na importância que tem para a comunidade católica e para os fiéis”, afirma Almeida.

Serviço

Contudo, a Paróquia preparou uma programação virtual para que as festividades não passem em branco. Todas elas estão sendo transmitidas na página: faceboock.com/sagradocoracaodejesusalvorada. Os tríduos estão ocorrendo nos dias 08, 09 e 10 de outubro, às 19h; e a missa de Nossa Senhora Aparecida será no dia 12 de outubro, às 08h e às 18h.

O parecer da Prefeitura

A reportagem questionou a Prefeitura sobre o espaço para a missa campal. Isso porque, quando o posto de saúde do Bairro Aparecida iniciou suas obras, lideranças do bairro e da Paróquia Sagrado Coração de Jesus se mostraram preocupados sobre o espaço que restou para a realização da missa campal da Romaria de Nossa Senhora Aparecida. Na ocasião foi informado que o CTG seria retirado do local, mas isso ainda não ocorreu.

Em nota, a Prefeitura explicou os motivos do atraso. “O município já é proprietário de uma área no Bairro Jardim Aparecida, destinada a reacomodar o CTG liberando o espaço para ampliar a área que centraliza a procissão. Isso deve ocorrer a partir do início de 2021 e somente não aconteceu neste ano em razão da Lei Eleitoral que proíbe a destinação de benefícios a qualquer título”, salienta a nota.

COMENTÁRIOS ( )