Sexta-Feira, 07 de Outubro de 2022 |

Sociedade União Esperança receberá o Acampamento Farroupilha 2022

Sede campestre do clube abriga evento em setembro

Por Redação em 19 de Agosto de 2022

"Neste ano, o acampamento será no União, que fica no Bairro Formosa" (Foto: Arquivo A Semana)


O Acampamento Farroupilha seguirá acontecendo em 2022. A celebração da cultura riograndense acontece entre os dias 07 e 20 de setembro no município. Neste ano, a sede campestre da Sociedade União, no bairro Formosa, abriga as atividades. Estão previstas atrações como desfiles, shows, oficinas e gincanas.

Seguindo as tradições gaúchas, o evento começa oficialmente com a chegada da chama crioula ao município, no dia 07 de setembro. Márcio Mendes, diretor campeiro de Alvorada, lidera a comitiva que realiza a busca da chama, que está abrigada no município de Canguçu, região sul do Estado. A equipe inicia a jornada na próxima quinta-feira, 25/08.

O relaxamento das normas sanitárias e maior adesão dos filiados permitiram um aumento de piquetes nesta edição. Em 2022, serão ao menos 30 galpões, mais do que os 22 registrados no ano passado. De um total de 11 entidades filiadas ao movimento em Alvorada, nove participam do Acampamento neste ano. Os demais galpões serão ocupados por estabelecimentos comerciais e demais entidades.

Jair Martins, subcoordenador da 1ª Região Tradicionalista, demonstra seu otimismo com o Acampamento deste ano. “Minha expectativa é que esse seja um ano de retomada. Agora podemos um evento sem limite de pessoal, sem restrições de saúde. Nossa aposta é que as coisas voltem ao normal, como era antes”, projeta.

As atividades vão desde oficinas ministradas pelos CTG’s, passando por desfiles, concursos e gincanas, até chegar em shows para animar o público. Já estão confirmados grupos como Eco do Pampa, Máquina Fandangueira, Rebeldia, Oh de Casa e Lendas do Sul. De acordo com Jair Martins, mais atrações podem ser anunciadas até o final deste mês.

Troca de Local

Sandro Mello, presidente-executivo da Sociedade União, comemorou a realização do evento na sede campestre do clube. “A ida do Acampamento Farroupilha para a Sociedade União é o reinício (da tradição) de que todos os grandes eventos da cidade retornem para o interior do nosso clube. Sempre fomos referência na cidade, e esse passo é o primeiro grande movimento para voltar a ser o primeiro lugar que todos lembram quando pensam num grande evento”, afirma.

Jair Martins também comemora a troca de local do Acampamento, que ano passado foi realizado em uma praça aberta no bairro Jardim Alvorada. “Ano passado (o Acampamento) foi restrito, em local público. Nosso movimento é em torno das crianças e dos jovens. Dessa forma podemos fazer com mais segurança para eles”, conclui.

COMENTÁRIOS ( )