Domingo, 27 de Novembro de 2022 |

Wanda Zimny recebe parentes de fora do país devido ao livro ‘A Pequena Imigrante’

Zbigniew e Danuta Lewandowski vieram até Alvorada para conhecer a família

Por Redação em 18 de Novembro de 2022

"Os familiares ficaram por pouco mais de uma semana no Brasil" (Foto: Divulgação)


Os primeiros dez dias de novembro ficarão marcados na memória de Wanda Zimny. Isso porque, após escrever o livro ‘A Pequena Imigrante’ – lançado em 2018 – a alvoradense recebeu em sua casa parentes de fora do país e que a conheceram devido a obra. Tratam-se de Zbigniew e Danuta Lewandowski. Zbigniew é filha de Cecylia, prima de Wanda; e o esposo residem na Escócia.

Wanda conta que dois anos após o lançamento do livro ela começou a conversar com os parentes através do Messenger. Além do casal, a alvoradense também conversa com Leslaw Zimny, primo de segundo grau e que estava escrevendo sobre a árvore genealógica da família quando chegou ao livro escrito e publicado em 2018 – e que trata das memórias de Wanda.

Zbigniew conta que essa viagem já era planejada há bastante tempo pela família. “Na verdade há dois anos atrás nós já estávamos entusiasmados para vir conhecer a dona Wanda. No primeiro momento a gente desejavam que a dona Wanda fosse à Polônia, porém com as dificuldades para essa possibilidade, resolvemos durante seis meses toda a logística da viagem”, confessa a europeia, que ficou no Brasil por uma semana.

Durante sua passagem pelo Brasil (o retorno ocorreu na quarta-feira, 09/11), eles afirmaram terem se encantado pela hospitalidade do povo brasileiro e gostaram muito de Alvorada e de Gramado – tanto é que pretendem retornar no futuro. Já Wanda se mostrou muito feliz e realizada e disse que a sensação era de que eles já se conhecessem há muito tempo – devido a sua simpatia e carinho com ela.

Sinopse

Duas histórias em uma: mãe e filha. A autora escreveu para manter viva a memória de sua mãe e também para que os imigrantes remanescentes daquela época, e seus descendentes tenham o prazer da leitura de sua história e de identifica-se com tais acontecimentos.

COMENTÁRIOS ( )