Quinta-Feira, 23 de Maro de 2023 |

Alvorada amplia número de turmas, mas não supre com a demanda reprimida na educação infantil

Existem pouco mais de duas mil crianças que aguardam por vagas na modalidade

Por Redação em 10 de Março de 2023


Desde 2015, quando o Tribunal de Contas do Estado (TCE) divulgou a defasagem de vagas ofertadas na Educação Infantil e a administração municipal trabalha para diminuir esses índices. Contudo, apesar de existirem ações como a abertura de EMEI, convênios com entidades e abertura de novas turmas nas escolas municipais – ainda faltam vagas para suprir a demanda das crianças de zero a cinco anos do município.

Isso porque, segundo o Departamento de Educação Infantil e a Central de Matrículas – órgãos que compõem a Secretaria de Educação (SMED), Alvorada já avançou em aberturas de novas vagas mas ainda conta com uma lista de espera de 1.455 na modalidade creche (0 a 3 anos) e 657 na modalidade pré-escola de (4 a 5 anos) que aguardam por uma vaga. A diretora do Departamento de Educação Infantil, Ana Paula Charara, explicou sobre os números de Alvorada e os motivos destes índices.

Crianças atendidas

O município oferta vagas através de termo de colaboração com entidades municipais credenciadas ao Conselho de Educação onde atende 1.358 crianças de zero a três anos e 838 crianças na pré-escola. Outra forma de acolher essas crianças é através das EMEI Professora Glasfira Monroe, EMEI Professora Clotilde de Souza Nascimento e EMEI Pedro Antônio, que ofertam as modalidades creches e pré-escola. Além disso, as escolas municipais possuem também pré-escola. Ao todo, na rede municipal, estão matriculadas 2.375 crianças.

Perspectivas futuras

Segundo Ana Paula, um novo termo de colaboração deverá ser assinado para o próximo ano. Além disso, existem projetos sendo executados pelo setor de Planejamento da SMED de ampliação de novas salas de aulas nas EMEIS com o objetivo de possibilitar a abertura de mais vagas. Também está em fase de projeto a construção de uma nova escola no bairro Umbu que contemplará a Educação Infantil.

Serviço

Para os responsáveis que ainda não inscreveram seus filhos na Educação Infantil, a Secretaria de Educação (SMED) informa que as inscrições seguem abertas o ano todo. Os interessados podem se cadastrar através do site disponibilizado pela administração municipal: https://alvorada.educarweb.net.br/servicoexterno/matricula-2023 ou indo até a própria SMED.

COMENTÁRIOS ( )