Quarta-Feira, 21 de Abril de 2021 |

Alvorada contará com creche noturna e de alvorecer a partir deste ano letivo

Projeto está sendo desenvolvido através da Prefeitura e da Creche Comunitária Tia Adélia

Por Redação em 12 de Março de 2021

"A Creche Comunitária Tia Adélia será a responsável pelo desenvolvimento do projeto-piloto no município" (Foto: Divulgação)


Alvorada não tem horário eleitoral, mas Porto Alegre sim. Durante as eleições de 2020, um dos principais debates da capital gaúcha era sobre a criação das creches noturnas. Muitos políticos falavam da importância deste serviço para atender uma parcela da população que trabalha ou estuda a noite e não tem com quem deixar seus filhos. Essa seria uma opção para casos assim.

Aqui no município esse debate não existiu – pelo menos não com o mesmo impacto do que em Porto Alegre –, porém a iniciativa deve se tornar realidade. Isso porque a Creche Comunitária Tia Adélia está desenvolvendo o projeto Alvorecer, que propõe oferecer vagas noturnas de berçário, maternal e pré-escola para as famílias que necessitam de atendimento nessa modalidade de ensino no período da noite.

A Creche Comunitária Tia Adélia já trabalha há 27 anos no município e, segundo a diretora Adélia Zapata, já atendeu mais de 3.500 mil crianças alvoradenses. Atualmente a entidade já conta com um convênio com a Secretaria de Educação (SMED), onde atende 59 crianças. A intenção do projeto é ampliar mais a oferta de vagas diurnas e atender até 150 crianças.

Nesse primeiro momento, serão abertas 30 vagas para o noturno (14h às 22h) e 30 para o alvorecer (23h30 às 07h30). “Por enquanto esse é um projeto piloto e somente a unidade Tobias Barreto, mas podemos ampliar essa iniciativa para as nossas outras escolas no futuro. Tudo depende da procura que vai ter por essas modalidades de ensino”, explica o diretor de uma das unidades, Alexsandro de Souza.

Com essas novas modalidades, será possível atender os pais que necessitam de suporte especializado para atendimento de seus filhos a fim de trabalhar ou buscar qualificação acadêmica com a segurança de que essas crianças estarão seguras e amparadas tanto no aspecto físico, psicológico, intelectual e social através de ações educativas permanentes ofertadas.

A creche atenderá em quatro horários diferentes. São eles: diurno integral (06h30 às 18h30), diurno meio turno (08h às 12h ou 13h às 17h), noturno integral (14h às 22h) e alvorecer integral (23h30 às 07h30). As matrículas ainda não estão abertas, pois depende dos processos de distanciamento controlado do coronavírus, mas elas vão ocorrer através da Central de Matrículas.

A expectativa é de que, em 20 dias, as instalações estejam concluídas e aptas para iniciar esse trabalho que, segundo Souza, é pioneiro no estado. “Tem um formato de alvorecer em Passo Fundo, que foi o único modelo no Rio Grande do Sul parecido conosco. Contudo, eles não atendem no diurno. Já Alvorada será a primeira a ter esse serviço em todos os turnos. Com certeza serão eles que vão copiar a gente”, enfatiza o diretor.

Inclusive foi o modelo de Passo Fundo que foi estudado pela equipe. Segundo Adélia, foi um ano de trabalho com pesquisa para compreender as necessidades que esse programa teria para o município. isso porque já havia relatos de que a creche noturna teria público em Alvorada. Quem confirma isso também é a secretária da SMED, Neuza Machado.

Segundo ela, Alvorada é uma cidade de pessoas trabalhadoras e que, muitas vezes, não tem com quem deixar os seus filhos. “É um sonho realizado, mas não é algo só meu. Todos aqui sonhavam com isso. Eu não penso enquanto secretária, mas sim nos filhos dos nossos alvoradenses. Quantos pais e mães tem dificuldade e a gente quer inaugurar logo”, finaliza Neuza.

COMENTÁRIOS ( )