Sexta-Feira, 12 de Agosto de 2022 |

Centro Profissionalizante Milton Santos será uma creche conveniada e deve ser inaugurada em julho

O contrato com a mantenedora já foi assinado e estão sendo feitas reformas no local

Por Redação em 24 de Junho de 2022

"O Centro Profissionalizante Milton Santos fica localizado no Bairro Maria Regina" (Foto: Divulgação)


Muitos que passam pela Rua Fátima, no Bairro Maria Regina, encontram o Centro Profissionalizante Milton Santos de portas fechadas. O espaço que antes era utilizado para a oferta de cursos de formação da Prefeitura e, posteriormente, do Centro da Juventude, está desativado. Contudo, isso deve mudar até o próximo mês, quando ele deve ser reaberto para a comunidade.

O parecer da comunidade

A reportagem do Jornal A Semana foi até o bairro e conversou com Cristina Leopoldo, que mora próximo ao Centro e fez cursos profissionalizantes no local. Ela tem formação de datilografia e informática. A alvoradense conta que hoje esse tipo de especialização faz muita falta para a comunidade, já que o espaço está fechado desde o início da pandemia do coronavírus.

Para a alvoradense, reabrir o Centro para o ensino profissionalizante deveria ser uma prioridade. “Faz anos que está fechado. Os cursos que davam eram muito bons. Tinha cursos profissionalizantes e as pessoas aproveitavam. Seria muito bom para nós que ele voltasse a funcionar. Temos muito jovens estão sem fazer nada e poderiam estar estudando”, relata Cristina.

Segundo ela, outros serviços como a confecção do Bolsa-Família, também era confeccionados no local. Cristina conta que foram informados de que deve ser instalada uma creche no espaço. Contudo, ela sugere que a empresa responsável busque no bairro as profissionais qualificadas. Isso porque a região conta com muitas mulheres que estão desempregadas no momento.

Legislativo questiona fechamento

Nas últimas semanas, a tribuna foi utilizada pelas vereadoras Giovana Thiago (PT) e Nadir Machado (PTB) para cobrar por informações do Centro Profissionalizante Milton Santos. Ambas as vereadoras também são professoras e questionaram os motivos do espaço estar desativado desde o início da pandemia e argumentaram sobre a importância daquele instrumento.

Resposta do Executivo

De acordo a secretária de Educação (SMED), Neuza Machado Teixeira, o espaço do Centro Profissionalizante Milton Santos se tornará uma creche conveniada com a administração municipal. O contrato entre as partes já foi assinado e a entidade mantenedora – Sítio do Pica-Pau – está trabalhando na reforma do espaço. A expectativa é de que este serviço seja inaugurado no próximo mês.

COMENTÁRIOS ( )