Quarta-Feira, 18 de Outubro de 2017 |

Desfile de sete de setembro movimenta Avenida Getúlio Vargas

Evento contou com a participação de mais de 40 instituições

Por Redação em 15 de Setembro de 2017

"O palanque mais próximo da avenida propiciou uma relação mais próxima entre políticos e comunidade." (Foto: Magno Derlon)


A Secretaria de Educação realizou na última quinta-feira, 07/09, o desfile cívico, que teve como tema “Alvorada de todos os tempos em busca de um futuro melhor”. Ao todo foram mais de 40 instituições que participaram da atividade, que não acontecia na data de sete de setembro já fazia dois anos.

A concentração e o desfile aconteceram na Avenida Getúlio Vargas. A ação teve início na parada 50 e a dispersão ocorreu após a parada 48. Passaram pela via escolas estaduais, municipais, particulares, creches conveniadas ao município, Secretaria da Cultura e outras instituições.

Também participaram do desfile as bandas marciais São Marcos, Mário Quintana e Pasqualine – essa última de Viamão. Além disso, o projeto musical Jovens Talentos, da Escola Podalírio Inácio de Barcellos; esteve presente e, juntas, as quatro instituições revezaram no recuo organizado para o desfile.

O prefeito José Arno Appolo do Amaral (PMDB), acompanhado da secretária de Educação, Neuza Machado, e demais autoridades da cidade, estiveram presentes em todo o desfile. Diferente de outras edições, o palanque deste ano estava mais baixo e próximo ao público.

Segundo a secretária Neuza, essa mudança aconteceu para permitir um contato mais próximo dos professores e alunos com as lideranças da cidade. Ainda conforme a titular da pasta não adianta um desfile cheio de pompa se as lideranças da cidade ficarem afastadas das crianças.

“Sou do tempo que se colocava uma cordinha para demarcar, ao invés do gradil. Eu acho que o palanque afasta a gente das pessoas, por estarmos em um local mais alto que a população. Por isso procuramos colocar o palanque em um nível que criasse aquele contato com quem desfila. Eu sou pública e sempre gostei do calor das pessoas, de receber e dar um abraço. Isso, para a educação, é o mais gratificante”, salienta Neuza.

A titular da pasta também aproveitou a oportunidade para ressaltar a importância de o desfile ter acontecido na data correta – algo que não aconteceu nos últimos dois anos. Conforme Neuza, um dos objetivos de sua gestão é resgatar o patriotismo nos alunos de Alvorada, que é tão importante para a formação dos jovens.

“Depois de dois anos com o desfile acontecendo em data errada ou não acontecendo, a gente como SMED precisa trabalhar neste resgate. Tinham crianças ali que nunca desfilaram. É preciso ter essa noção e trazer de volta as crianças para as nossas origens. Eu quero resgatar esse patriotismo nos alunos”, conclui a secretária.

Manifestações

Apesar da grande adesão de instituições e do público, servidores da rede estadual e municipal de ensino aproveitaram o espaço do desfile para manifestar sobre demandas da causa como, por exemplo, o parcelamento dos salários dos professores. A secretária não se mostrou contrária aos protestos, mas ressaltou que o desfile não deveria ter sido o espaço escolhido.

“Eu sempre cuidei os momentos e ali não era um momento de manifestação contra o Executivo. O nosso pagamento está em dia, então todos os servidores recebem até o dia 05. Não era o momento. Aquilo atingiu a mim, como secretária de Educação. Tinham crianças que ficaram assustadas por não estarem acostumadas em presenciar uma situação daquelas”, finaliza Neuza.

COMENTÁRIOS ( )