Sexta-Feira, 19 de Janeiro de 2018 |

Em busca de universalizar a educação infanfil, SMED firma convênio com 15 creches comunitárias

Além da assinatura foi regularizada a Creche Amigos do Taimbé como a segunda Escola Municipal de Educação Infantil de Alvorada

Por Redação em 12 de Janeiro de 2018

"A solenidade e a assinatura dos convênios contou com a presença de representantes das entidades e do prefeito Appolo" (Foto: Matheus Pfluck)


Em evento realizado na tarde desta quarta-feira, 10/01, no Salão Nobre da Prefeitura, a Secretaria de Educação (SMED), assinou a regularização da Creche Amigos do Taimbé como a segunda Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) de Alvorada – a primeira instituição regularizada foi a Glasfira Monroe, ainda na gestão do ex-prefeito Sérgio Bertoldi (PT). Além disso, foram assinados 15 convênios com creches do município para atender as crianças de quatro meses a cinco anos.

A solenidade contou com a presença do prefeito, José Arno Appolo do Amaral (PMDB), da secretária de Educação, Neuza Machado; e da representante do Conselho Municipal de Educação, Katia Felício; além da presença dos representantes de cada uma das instituições contempladas. O credenciamento foi realizado através de chamamento público, disponibilizado pela Prefeitura em 2017 e que visa beneficiar as instituições regularizadas da cidade.

São elas: Associação e Instituição Infantil Amigos do Taimbé, Centro de Educação Clube dos Leõezinhos, Associação dos Moradores da Vila Intersul, Creche Comunitária Tia Adelia, Associação dos Moradores Duas Figueiras, Associação dos Moradores do Bairro Passo do Feijó, Associação dos Moradores do Bairro Bela Vista, Escola de Educação Infantil Amor Perfeito, Escola de Educação Infantil Gente Nossa, Creche Tia Neninha, Associação Clube de Mães, Creche da Liga Elementar da Mulher, Escola de Educação Infantil Recanto da Criança e Comunidade Evangélica de Porto Alegre.

O convênio assinado prevê o repasse mensal de R$ 250 para cada criança de quatro meses a três anos e de R$ 300 para cada criança de quatro a cinco anos. Para Fabiana Campos, proprietária da Escola de Educação Infantil Amor Perfeito, essa parceria é de extrema importância para o desenvolvimento do ensino na cidade. “Isso nos auxilia muito no bom atendimento das crianças com qualidade. Assim é possível se aprimorar e auxiliar as famílias carentes e que necessitam do nosso serviço”, explica Fabiana.

Segundo a representante do Conselho Municipal de Educação, está sendo realizado um trabalho forte e que visa elevar a qualidade de ensino para as crianças e jovens do município. “É importante que a comunidade entenda a relevância de se regularizar todas essas creches. Só assim é possível melhorar os índices da educação infantil perante o Estado e a União. Nós queremos ver que isso aconteça mais vezes”, salienta Katia.

Já a secretária da SMED, Neuza Machado, apresentou um panorama de toda a educação infantil no município desde que o Tribunal de Contas do Estado (TCE) abordou os números de Alvorada. Para quem não sabe, desde 2013 que a cidade está na pauta na educação infantil. Isso porque, segundo o Tribunal de Contas do Estado (TCE) divulgou em 2015, seriam necessárias cerca de dez mil vagas para atender as crianças de zero a cinco anos no município.

Pensando em diminuir esses números é que Alvorada está no Plano Nacional de Educação, que tem como primeira meta universalizar a educação infantil na pré-escola para as crianças de quatro a cinco anos e ampliar o número de vagas de zero a três anos. Isso até 2025. Em entrevista realizada em outubro do ano passado, Neuza havia salientado que, uma das ações que seriam realizadas era esse aumento de vagas nas creches conveniadas devido ao termo de fomento e a busca junto à rede privada.

A titular da pasta salientou a importância do credenciamento das 15 creches e da regularização da Associação e Instituição Infantil Amigos do Taimbé como a segunda escola de educação infantil da cidade. Além disso, Neuza falou sobre o aumento de vagas que essa parceria vai oferecer para a rede municipal de ensino. “Imagina se cada uma das 15 creches nos fornecer 20 vagas por turno, isso vai auxiliar e muito no cumprimento da nossa primeira meta do Plano Nacional de Educação”, justifica a secretária de Educação.

Para Nelton Alves, representante da Associação dos Moradores da Vila Intersul, esses convênios são de suma importância, tanto para as crianças que serão beneficiadas como para a SMED. Além disso, o alvoradense ressaltou os aspectos econômicos das instituições contempladas. “Eu acho que todas as creches que temos aqui não sobreviveriam sem esse convênio. Somos todas entidades que atendemos bairros carentes e que não teriam condições financeiras de arcar com os custos integrais do ensino”, relata Alves.

O prefeito Appolo encerrou a solenidade abordando a importância de uma boa educação para o futuro da cidade e para a mudança de uma cultura que visa negativar a imagem de Alvorada. “Nossa população é carente e nossas crianças precisam disso. Temos tantas coisas boas aqui, mas, infelizmente, nossa população acaba mostrando apenas o lado negativo. Nenhum município vende tão mal sua cidade quanto à gente. A nossa cidade nunca necessitou tanto das escolas quanto agora”, finaliza o chefe do Executivo.

EMEIs

O município de Alvorada foi contemplado com o programa Avançar, do Governo Federal. Essa iniciativa visa concluir cerca de 7.5 mil obras que estão paralisadas em todo o Brasil. Na área da Educação estão contempladas as obras das EMEIs Eva Furnari, no Bairro Umbu; e a EMEI Alicia Fernandes, no Bairro Jardim Algarve.

Essas duas novas escolas fazem parte do programa de universalização da educação infantil em Alvorada. Tanto é que, para 2018, já está na meta do Plano Nacional de Educação, as inaugurações das duas EMEIS devem propiciar o aumento de vagas. Isso tudo para entrar em funcionamento em março de 2018.

COMENTÁRIOS ( )