Sexta-Feira, 15 de Dezembro de 2017 |

Escola Salvador Jesus Cristo é finalista de premiação estadual

Instituição está concorrendo ao 12º Prêmio de Responsabilidade Social, oferecido pelo SINEPE/RS

Por Redação em 29 de Setembro de 2017

"No projeto gestão ambiental, as professoras utilizam canecas, abandonando o uso do copo descartável" (Foto: Divulgação)


A Escola Salvador Jesus Cristo (ESJC) é finalista do 12º Prêmio de Responsabilidade Social, promovido pelo Sindicato do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (SINEPE/RS). A divulgação foi feita na manhã desta sexta-feira, 22/09, no site do Sindicato.

A instituição concorre na categoria “Participação Comunitária” com dois projetos - Gincana Solidária e Palavra Encantada - e na categoria “Práticas Eco Responsáveis” com o projeto Gestão Ambiental.
Já no ano passado a instituição tinha participado pela primeira vez, no qual três projetos concorreram ao prêmio. Na categoria “Gestão Pedagógica”, do 7º Prêmio Inovação em Educação, a escola concorreu com o projeto Rede Motivacional, e na categoria “Participação Comunitária”, do 11º Prêmio de Responsabilidade Social, os trabalhos participantes foram a Gincana Solidária e a Palavra Encantada. No entanto, naquele ano, a escola não foi vencedora.

Gestão ambiental

Desde 2012, a escola trabalha o projeto junto com seus alunos. De acordo com a diretora da Escola, Sara Penteado, o contexto ambiental em que nos encontramos mostra recursos naturais cada vez mais escassos e impróprios para uso, devido à falta de gestão dos ecossistemas. Compreendendo a importância de repensar o consumo de alguns desses recursos, fez-se necessário a implantação de um sistema de gestão onde a sustentabilidade fosse o foco. “Nesse cenário, a ESJC elabora inúmeras estratégias sustentáveis para reduzir o consumo de recursos naturais como a água (reuso de água pluvial), a energia (sensores e luzes de LED), bem como a criação de novos hábitos sustentáveis em nossa comunidade escolar com adesão de garrafinhas pelos alunos e canecas pelos professores e redução do uso de papel”, explica Sara.

Gincana Solidária

Segundo Sara, a ESJC, sendo uma escola com valores cristãos, está sempre atuando junto à comunidade a fim de ajudar e amenizar nas carências que esta apresenta, através de campanhas solidárias. Assim, em meio a tantas práticas positivas, surgiu a ideia de fazer da Gincana Junina, não só um espaço cultural e de competição saudável, mas, acima de tudo, um momento de se praticar o bem, nascendo, então, a Gincana Solidária.

Assim, o projeto tem a participação dos alunos, pais, comunidade e funcionários da instituição. Em julho do ano passado, a Gincana Solidária chegou a arrecadar 770kg de ração, que foram doados para ONGs e abrigos de animais, 50 cobertores e lençóis foram entregues ao Hospital de Alvorada e 3393 peças de roupas/calçados foram arrecadados para vítimas das enchentes de 2015. “A Gincana solidária é um projeto que associa a competitividade das turmas com os valores cristãos da Escola Salvador Jesus Cristo, que sempre estão nas ações solidárias, promovidas pela Escola. É a união perfeita de tarefas culturais com o espirito solidário de Fazer o bem, sem ver a quem”, explica a diretora.

Palavra Encantada

Outro projeto realizado e que está concorrendo a um prêmio na categoria “Participação Comunitária” é a Palavra Encantada. A diretora disse que o Palavra Encantada é um projeto que surgiu na Escola Salvador Jesus Cristo em 2013 afim de proporcionar aos alunos a prática do trabalho voluntário. “Os alunos do 9º ano ao 3º ano do ensino médio são selecionados através de fichas de inscrições e redações e coordenados por professoras para promover uma ação voluntaria por mês, sendo escolhida como ferramenta de ação a hora do conto”, fala.

Desta forma, o grupo realiza visitas a instituições do munícipio, levando um momento de alegria e ludicidade. “Ao fim da hora do conto é hora de abrir a mala e revelar o que há nela, é sempre um momento de expectativa e nela há livros para serem doados, como forma de dar continuidade a hora do conto”, fala.

Prêmios

Os Prêmios do SINEPE/RS, que inclui também o 8º Prêmio Inovação na Educação e o 15º Prêmio Destaque em Comunicação, receberam 166 projetos de 79 instituições de todo o Estado.
Na categoria “Participação Comunitária” a Escola Salvador Jesus Cristo está concorrendo com o Colégio Regina Coeli, de Veranópolis. Na categoria “Práticas Eco Responsáveis”, a instituição concorre com o colégio Sagrado Coração de Jesus, de Bento Gonçalves, e com a Instituição Educacional São Judas Tadeu, de Porto Alegre.

Em outubro, a ESJC participa da segunda etapa da premiação, as audiências públicas, onde defenderá seu projeto no dia 03 na sede do SINEPE/RS, em Porto Alegre. As audiências são abertas ao público. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas no site www.sinepe-rs.org.br.

O presidente do SINEPE/RS, Bruno Eizerik, parabeniza todas as instituições participantes, e de maneira especial aquelas que, a partir de agora, terão a oportunidade de mostrar com mais detalhes o seu trabalho. “O simples fato de estarem entre as finalistas já faz dessas instituições vencedoras, por realizarem projetos de destaque nas áreas de comunicação, responsabilidade social e inovação.”

Bruno destaca, também, a importância de participar das audiências públicas: “É um grande momento para conhecer as excelentes práticas desenvolvidas em todo o Estado, e para a troca de experiências entre as instituições.” Os vencedores serão conhecidos no dia 5 de dezembro, em evento comemorativo ao 69º aniversário do SINEPE/RS, na PUCRS, em Porto Alegre.

COMENTÁRIOS ( )