Sexta-Feira, 19 de Agosto de 2022 |

Escolas de Alvorada se preparam para a reta final do ano letivo de 2021

Instituições municipais, estaduais e privadas já contam com o calendário de encerramento

Por Redação em 10 de Dezembro de 2021

"Os cronogramas da rede estadual, municipal e privada já foram definidos" (Foto: Guilherme Wunder)


Após um ano conturbado devido a pandemia de Covid-19 onde as aulas passaram pelo ensino remoto, híbrido, opcional e obrigatório; está chegando ao fim o ano letivo de 2021. Para isso, a rede municipal, estadual e privada do município já se prepara para os exames finais e as formaturas. Confira abaixo como deve funcionar o mês de dezembro nas instituições de ensino.

Rede municipal

Já a Secretaria de Educação (SMED) informou que o ano letivo da rede municipal segue até 21 de dezembro. Depois disso, as escolas que se organizaram para as formaturas devem realiza-las na própria instituição – isso cumprindo com os protocolos vigentes de combate a pandemia. Já no ano letivo de 2022 deve iniciar no dia 17 de fevereiro – os professores retornam no dia 14 de fevereiro.

Rede estadual

O calendário escolar de 2021 da rede pública do Rio Grande do Sul aproxima-se do fim. As aulas ocorrem até 15 dezembro, com os dias 16 e 17 reservados para os exames finais. Com o avanço da vacinação em todo o Rio Grande do Sul, a queda dos casos de coronavírus e diante do impacto no aprendizado de crianças e adolescentes ocorrido na pandemia; as aulas presenciais retornaram em 08 de novembro.

A normativa assegurou a permanência no regime híbrido ou remoto aos alunos que, por razões médicas comprovadas mediante a apresentação de atestado, não pudessem retornar ao regime presencial. Essa possibilidade se aplicou também aos alunos que tenham coabitantes com condições clínicas para potencial agravamento em caso de Covid-19.

Rede privada

Já as escolas privadas contam com calendários diferentes. A Escola Salvador Jesus Cristo encerra o seu ano letivo no dia 09 de dezembro. Depois disso, a instituição de ensino deve promover a formatura dos alunos em um evento ao ar livre, na Quinta da Estância, em Viamão. O evento deve respeitar todos os protocolos de combate a pandemia do coronavírus.

Outra escola que não fará sua formatura em Alvorada é o Colégio Êxito. O ano letivo da instituição termina em 17 de dezembro. Já as formaturas foram divididas: 10 de dezembro para a educação infantil e 20 de dezembro para os ensinos fundamental e médio. As solenidades vão ocorrer na PUCRS. Já a Escola São Marcos informou que seu ano letivo se encerra em 21 de dezembro.

A Escola Adventista também já conta com o seu cronograma de final de ano letivo definido. As aulas se encerram no dia 16 de dezembro e a formatura para os alunos do nono ano será no dia 19 de dezembro. O evento será uma cerimônia presencial e seguirá todos os protocolos de segurança e limitação de convidados por aluno – para evitar aglomerações no local.

COMENTÁRIOS ( )