Sbado, 03 de Dezembro de 2022 |

Geração Consciente chega ao seu encerramento

De segunda, 21/11, até sexta-feira, 25/11, será realizada a atividade...

Por Redação em 25 de Novembro de 2022


De segunda, 21/11, até sexta-feira, 25/11, será realizada a atividade final e a definição das escolas campeãs do Polo 1 do programa Geração Consciente, que envolve escolas de 13 municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre, litoral e de Caxias do Sul. A atividade ocorre na Academia de Polícia Militar, na capital. No dia 24 de novembro, estreia do Brasil na Copa do Mundo, não houve a atividade.

A atividade final consiste em um programa de auditório, como uma gincana entre as escolas e a definição das escolas campeãs. Entre todos os polos, foram selecionadas 60 escolas para etapa de encerramento. O programa Geração Consciente é um jogo educativo da rede pública de ensino com estudantes de 12 a 18 anos, que promove uma série de atividades com temas como saúde, incluindo violência, trabalhados durante o ano letivo.

A proposta é levar informação e educação sobre temáticas como aprendizagem socioemocional, saúde sexual e reprodutiva, uso abusivo de álcool e outras drogas, diversidade, estigma e discriminação, violência e bullying.

O programa é uma iniciativa da Secretaria Estadual da Saúde (SES) em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (SEDUC), Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), o programa RS Seguro e com o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS).

Ao todo, participam do programa escolas dos 18 municípios que fazem parte do RS Seguro, tendo em vista os indicadores de violência e vulnerabilidade social (Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Capão da Canoa, Caxias do Sul, Esteio, Gravataí, Guaíba, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Rio Grande, Santa Maria, São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Tramandaí e Viamão) e outros três municípios prioritários para o engajamento na aceleração à resposta ao HIV (Alegrete, Santana do Livramento e Uruguaiana), totalizando 288 escolas, alcançando 900 professores e 29 mil alunos do 8ª Ano do Ensino Fundamental ao 1ª Ano do Ensino Médio.

COMENTÁRIOS ( )