Quarta-Feira, 20 de Setembro de 2017 |

IFRS abre inscrição para cursos técnicos e superiores gratuitos

Candidatos tem até 9 de maio para se inscrever; Prova ocorre em 4 de junho

Por Redação em 13 de Abril de 2017

"Campus Alvorada do IFRS fica na Rua Professor Darcy Ribeiro, 121, bairro Campos Verdes" (Foto: Matheus Pfluck)


As inscrições para os cursos técnicos e superiores gratuitos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) começaram na segunda-feira, 10/04. Ao todo, são 1.295 vagas, 928 em cursos técnicos subsequentes (para quem já possui o ensino médio) e 367 em cursos superiores. As vagas são ofertadas em nove municípios do Estado, nos campi de Alvorada, Bento Gonçalves, Erechim, Feliz, Porto Alegre, Restinga (Porto Alegre), Rio Grande, Rolante, Vacaria e Viamão. As inscrições são feitas pelo site ingresso.ifrs.edu.br e custam R$ 35 para os cursos técnicos e R$ 50 para os superiores. Os interessados têm até o dia 9 de maio para se inscreverem. As provas serão aplicadas no dia 4 de junho e o início das aulas será no segundo semestre de 2017.

Informações sobre isenção de taxa de inscrição (de 3 a 19 de abril), edital e manual do candidato são encontradas no Portal de Ingresso do IFRS (ingresso.ifrs.edu.br).

ENEM e SISU

Além do processo seletivo da instituição, o candidato tem a opção de utilizar a nota obtida no ENEM de anos anteriores (a partir de 2009) para ingressar nos cursos técnicos. Para isso, no momento da inscrição, deve-se optar por uma das alternativas: ingresso mediante “prova e nota do Enem”; apenas por “nota do Enem”; ou “somente prova”. Já nos cursos superiores, será possível ingressar através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Porém, o IFRS ainda aguarda instruções do Ministério da Educação (MEC) sobre como proceder.

O Campus Alvorada do IFRS fica na Rua Professor Darcy Ribeiro, 121, bairro Campos Verdes. Os cursos oferecidos são Técnico em Tradução e Interpretação de Libras (à tarde, 15 vagas no Processo Seletivo do IFRS + 15 vagas pelo Enem) e Técnico em Processos Fotográficos (pela manhã, 10 vagas no Processo Seletivo do IFRS + 10 vagas pelo Enem).

COMENTÁRIOS ( )